Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/400
Título: Níveis crescentes de compostos nitrogenados degradáveis no rumem em rações para cabras não gestantes e não lactantes. 1 - Consumo, taxa de passagem e digestão
Autor: Batista, Angela Maria Vieira
Campos, Oriel Fajardo de
Silva, José Fernando Coelho da
Valadares Filho, Sebastião de Campos
Palavras-chave: Caprinos;Estomago;Aparelho digestivo;Digestão
Data do documento: 1994
Citação: Batista, Angela Maria Vieira. et. al. Níveis crescentes de compostos nitrogenados degradáveis no rumem em rações para cabras não gestantes e não lactantes. 1 - Consumo, taxa de passagem e digestão. Cadernos Ômega. Série Zootecnia, Recife, n. 2, p. 7-18, 1994.
Abstract: Foi objeto deste trabalho avaliar o efeito de diferentes níveis de compostos nitrogenados degradáveis no rumem (NDR) /Kg de matéria orgânica aparentemente digerida no rumem (MODR) sobre o consumo, a taxa de passagem de partículas e de liquido no rúmen e as digestões ruminal e pós-ruminal da matéria seca (MS) da matéria orgânica (MO) e dos carboidratos a-ligados (CS). Foram utilizadas 24 cabras mestiças sem grau de sangue definido, com peso médio de 30Kg, idade em tomo de três anos, e fistuladas no rúmen e no abomaso. Os animais foram distribuídos ao acaso nos seguintes tratamentos: T1 - ração contendo 20g de NDR/Kg de MODR; T2 - ração contendo 30g de NDR/Kg de MODR; T3 - ração contendo 40g de NDR/Kg de MODR e T4 – ração contendo 50g de NDR/KG de MODR. Os consumos e as digestões ruminal e pós-ruminal da MS, da MO e dos CS foram semelhantes (P>0,05) nos quatro tratamentos. As digestibilidades aparentes da MS e da MO foram menores(P<0,05) no T2 em relação ao T3. A taxa de passagem de partículas no rúmen foi menor (P<0,05) no T1 e não houve diferença (P>0,05) na taxa de passagem de líquido nos quatro tratamentos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/400
Aparece nas coleções:n. 2, 1994 (Série Zootecnia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n2_1994_zoo_01.pdf611,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador