Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3949
Título: | Sociologia da infância: reflexões sobre a primeira infância a partir da Lei 13.257/2016 |
Autor: | Assunção, Thamires Fernandes de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/7246703005096755 |
Orientador: | Leitão, Maria do Rosário de Fátima Andrade |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/8086721690207482 |
Palavras-chave: | Infância;Política pública;Legislação |
Data do documento: | 4-Mar-2021 |
Citação: | ASSUNÇÃO, Thamires Fernandes de. Sociologia da infância: reflexões sobre a primeira infância a partir da Lei 13.257/2016. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | This article aims to analyze article 4 of law 13.257 / 2016, seeking to understand its social conception and its relationship with early childhood. The research question seeks to identify which conception of child the law addresses from an unequal conjuncture of society. This is a qualitative research that focused on Article 4 of Law 13.257 / 2016, based on the theoretical debate based on the sociology of childhood, the social history of the child and public policies for early childhood, in the dialogue between theoretical reflections and the data published by Inep, IBGE and Fundação ABRINC. The importance of this law, considered a legal framework for early childhood, is unquestionable, however, some issues related to reducing social inequalities, respecting diversity in their social and cultural contexts, comprehensive and integrated care and the promotion of a culture of protection and promotion of the child, are many of the paths to be followed for the implementation of actions that meet the interests of the child and their condition of rights and citizenship. |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar o artigo 4º da lei 13.257/2016, buscando entender a sua concepção social e sua relação com a primeira infância. A pergunta de pesquisa busca identificar qual a concepção de criança a lei aborda a partir de uma conjuntura desigual da sociedade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que focou o artigo 4º da lei 13.257/2016, a partir do debate teórico fundamentado na sociologia da infância, história social da criança e políticas públicas para primeira infância, no diálogo entre reflexões teóricas e os dados publicados pelo Inep, IBGE e Fundação ABRINC. A importância desta lei, considerada um marco legal para a primeira infância é inquestionável, no entanto, algumas questões relativas a reduzir as desigualdades sociais, respeitar a diversidade em seus contextos sociais e culturais, o atendimento integral e integrado e a promoção da cultura de proteção e promoção da criança, são muitos dos caminhos a serem trilhados para a concretização de ações que atendam ao interesse da criança e a sua condição de direitos e de cidadã. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3949 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_thamiresfernandesdeassunção.pdf | 391,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.