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dc.contributor.advisorLeitão, Maria do Rosário de Fátima Andrade-
dc.contributor.authorAssunção, Thamires Fernandes de-
dc.date.accessioned2023-02-13T21:31:31Z-
dc.date.available2023-02-13T21:31:31Z-
dc.date.issued2021-03-04-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Thamires Fernandes de. Sociologia da infância: reflexões sobre a primeira infância a partir da Lei 13.257/2016. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3949-
dc.descriptionEste artigo objetiva analisar o artigo 4º da lei 13.257/2016, buscando entender a sua concepção social e sua relação com a primeira infância. A pergunta de pesquisa busca identificar qual a concepção de criança a lei aborda a partir de uma conjuntura desigual da sociedade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que focou o artigo 4º da lei 13.257/2016, a partir do debate teórico fundamentado na sociologia da infância, história social da criança e políticas públicas para primeira infância, no diálogo entre reflexões teóricas e os dados publicados pelo Inep, IBGE e Fundação ABRINC. A importância desta lei, considerada um marco legal para a primeira infância é inquestionável, no entanto, algumas questões relativas a reduzir as desigualdades sociais, respeitar a diversidade em seus contextos sociais e culturais, o atendimento integral e integrado e a promoção da cultura de proteção e promoção da criança, são muitos dos caminhos a serem trilhados para a concretização de ações que atendam ao interesse da criança e a sua condição de direitos e de cidadã.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to analyze article 4 of law 13.257 / 2016, seeking to understand its social conception and its relationship with early childhood. The research question seeks to identify which conception of child the law addresses from an unequal conjuncture of society. This is a qualitative research that focused on Article 4 of Law 13.257 / 2016, based on the theoretical debate based on the sociology of childhood, the social history of the child and public policies for early childhood, in the dialogue between theoretical reflections and the data published by Inep, IBGE and Fundação ABRINC. The importance of this law, considered a legal framework for early childhood, is unquestionable, however, some issues related to reducing social inequalities, respecting diversity in their social and cultural contexts, comprehensive and integrated care and the promotion of a culture of protection and promotion of the child, are many of the paths to be followed for the implementation of actions that meet the interests of the child and their condition of rights and citizenship.pt_BR
dc.format.extent15 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.titleSociologia da infância: reflexões sobre a primeira infância a partir da Lei 13.257/2016pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7246703005096755pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8086721690207482pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciências Sociaispt_BR
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