Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3916
Título: | As dificuldades das crianças com síndrome de Tourette em sala de aula |
Autor: | Araújo, Josenalva Ferreira de Silva, Maria de Fátima da |
Orientador: | Carvalho, Márcia Rejane Almeida de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/4015443671120866 |
Palavras-chave: | Síndrome de Tourette em crianças;Ambiente escolar;Distúrbios da aprendizagem |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | ARAÚJO, Josenalva Ferreira de; SILVA, Maria de Fátima da. As dificuldades das crianças com síndrome de Tourette em sala de aula. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, 2021. |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo Identificar as dificuldades e os desafios necessários para a criança com Síndrome de Tourette em sala de aula, onde procurou compreender as dificuldades que pode ser encontradas por essas crianças, assim como as dificuldades dos professores e da própria família, tendo em vista que a Síndrome de Tourette (ST) é um distúrbio neuropsiquiátrico marcado por tiques motores e vocais. A compreensão da patologia por professores torna-se importante, pois estudantes com a Síndrome de Tourette podem apresentar muitos problemas na aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida através da discussão investigativa, onde o tipo de estudo será o da pesquisa exploratória, que está respaldada pela pesquisa bibliográfica. Apesar do primeiro caso de ST ter sido descoberto em 1825, mesmo assim a Síndrome de Tourette ainda é desconhecida para muitos. Alguns professores não tem nenhum conhecimento sobre o assunto, o que acaba dificultando e muito o processo de aprendizagem dos estudantes. A criança com essa síndrome sofrem muita discriminação e bullying, e tem dificuldades no convívio familiar, escolar e social. Destacamos as dificuldades das crianças com Síndrome de Tourette e possibilidades que possam ajudar no processo de aprendizagem dos portadores. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3916 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_josenalvaaraujoemariasilva.pdf | 140,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.