Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Márcia Rejane Almeida de-
dc.contributor.authorAraújo, Josenalva Ferreira de-
dc.contributor.authorSilva, Maria de Fátima da-
dc.date.accessioned2023-02-09T17:41:45Z-
dc.date.available2023-02-09T17:41:45Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationARAÚJO, Josenalva Ferreira de; SILVA, Maria de Fátima da. As dificuldades das crianças com síndrome de Tourette em sala de aula. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3916-
dc.descriptionEste artigo teve como objetivo Identificar as dificuldades e os desafios necessários para a criança com Síndrome de Tourette em sala de aula, onde procurou compreender as dificuldades que pode ser encontradas por essas crianças, assim como as dificuldades dos professores e da própria família, tendo em vista que a Síndrome de Tourette (ST) é um distúrbio neuropsiquiátrico marcado por tiques motores e vocais. A compreensão da patologia por professores torna-se importante, pois estudantes com a Síndrome de Tourette podem apresentar muitos problemas na aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida através da discussão investigativa, onde o tipo de estudo será o da pesquisa exploratória, que está respaldada pela pesquisa bibliográfica. Apesar do primeiro caso de ST ter sido descoberto em 1825, mesmo assim a Síndrome de Tourette ainda é desconhecida para muitos. Alguns professores não tem nenhum conhecimento sobre o assunto, o que acaba dificultando e muito o processo de aprendizagem dos estudantes. A criança com essa síndrome sofrem muita discriminação e bullying, e tem dificuldades no convívio familiar, escolar e social. Destacamos as dificuldades das crianças com Síndrome de Tourette e possibilidades que possam ajudar no processo de aprendizagem dos portadores.pt_BR
dc.format.extent15 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSíndrome de Tourette em criançaspt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectDistúrbios da aprendizagempt_BR
dc.titleAs dificuldades das crianças com síndrome de Tourette em sala de aulapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4015443671120866pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGravatápt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_josenalvaaraujoemariasilva.pdf140,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.