Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3914
Título: | A música como principal instrumento no ensino e aprendizagem infantil |
Autor: | Silva, Josefa Guiomar da Carvalho, Maria Suelayne da Silva |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/1794058317148464 |
Orientador: | Souza, Sandra Rodrigues de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/4678692939311710 |
Palavras-chave: | Música na educação;Estratégias de aprendizagem;Educação infantil;Prática de ensino |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SILVA, Josefa Guiomar da; CARVALHO, Maria Suelayne da Silva. A música como principal instrumento no ensino e aprendizagem infantil. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar ferramentas que utilizem da musicalização como principal instrumento no processo de ensino e aprendizagem, na educação infantil, analisando como o ato de ouvir música, consequentemente a brincadeira desenvolve a fala, o modo de agir, o comportamento e como consegue se relacionar em sociedade. Para desenvolvê-lo, realizamos uma pesquisa de campo do tipo exploratória, em uma escola da rede particular que atua na educação infantil na cidade de Gravatá/PE. Através da aplicação de um questionário aberto, coletamos dados que proporcionaram reflexões sobre a prática da educação musical nesta instituição de ensino. Os resultados alcançados mostram que as professoras participantes da pesquisa têm conhecimento sobre a importância da música nas atividades escolares. Assim, por mais que as professoras tenham mostrado a importância do trabalho com a música, conclui-se, portanto, que é necessário estruturar melhor a formação inicial do docente, para que haja um melhor preparo com relação ao trabalho com a música na escola, em especial, na educação infantil. Assim, o profissional em educação, precisa ser conhecedor de técnicas e metodologias adequadas no contexto da educação, onde o mesmo terá condições de desenvolver melhor seu trabalho com a música na educação infantil. Sendo assim, a musicalização é um instrumento intermediador que possibilita o processo de ensino e aprendizagem, na busca pelo desenvolvimento das crianças, despertando e aprimorando habilidades, que favoreçam a criatividade e a socialização. Nesse contexto, podemos perceber que a música pode proporcionar uma aprendizagem mais lúdica e agradável, possibilitando ao aluno, obter resultados mais satisfatórios. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3914 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_josefasilvaemariasuelaynecarvalho.pdf | 188,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.