Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Sandra Rodrigues de-
dc.contributor.authorSilva, Josefa Guiomar da-
dc.contributor.authorCarvalho, Maria Suelayne da Silva-
dc.date.accessioned2023-02-09T16:35:34Z-
dc.date.available2023-02-09T16:35:34Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Josefa Guiomar da; CARVALHO, Maria Suelayne da Silva. A música como principal instrumento no ensino e aprendizagem infantil. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3914-
dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo investigar ferramentas que utilizem da musicalização como principal instrumento no processo de ensino e aprendizagem, na educação infantil, analisando como o ato de ouvir música, consequentemente a brincadeira desenvolve a fala, o modo de agir, o comportamento e como consegue se relacionar em sociedade. Para desenvolvê-lo, realizamos uma pesquisa de campo do tipo exploratória, em uma escola da rede particular que atua na educação infantil na cidade de Gravatá/PE. Através da aplicação de um questionário aberto, coletamos dados que proporcionaram reflexões sobre a prática da educação musical nesta instituição de ensino. Os resultados alcançados mostram que as professoras participantes da pesquisa têm conhecimento sobre a importância da música nas atividades escolares. Assim, por mais que as professoras tenham mostrado a importância do trabalho com a música, conclui-se, portanto, que é necessário estruturar melhor a formação inicial do docente, para que haja um melhor preparo com relação ao trabalho com a música na escola, em especial, na educação infantil. Assim, o profissional em educação, precisa ser conhecedor de técnicas e metodologias adequadas no contexto da educação, onde o mesmo terá condições de desenvolver melhor seu trabalho com a música na educação infantil. Sendo assim, a musicalização é um instrumento intermediador que possibilita o processo de ensino e aprendizagem, na busca pelo desenvolvimento das crianças, despertando e aprimorando habilidades, que favoreçam a criatividade e a socialização. Nesse contexto, podemos perceber que a música pode proporcionar uma aprendizagem mais lúdica e agradável, possibilitando ao aluno, obter resultados mais satisfatórios.pt_BR
dc.format.extent17 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMúsica na educaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleA música como principal instrumento no ensino e aprendizagem infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1794058317148464pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4678692939311710pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGravatápt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_josefasilvaemariasuelaynecarvalho.pdf188,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.