Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3899
Título: Contribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciais
Autor: Sousa, Hirvison José Matos de
Pereira, Lenilda Domingos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6616953112180184
Orientador: Carvalho, Márcia Rejane Almeida de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4015443671120866
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos;Brincadeiras;COVID-19, Pandemia de
Data do documento: 2021
Citação: SOUSA, Hirvison José Matos de; PEREIRA, Lenilda Domingos. Contribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciais. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos é hoje uma desafio cada vez mais necessária na busca de ter esses alunos presentes em sala de aula. Desta forma, a Ludicidade na EJA, do Ensino Fundamental das Séries Iniciais, pode transportar como estratégia auxiliar o professor a construir com os alunos uma nova visão sobre um mesmo tema, levando a reflexão e a importância dos conhecimentos específicos no seu cotidiano. O presente artigo propôs responder, como a formação de professores da EJA do Ensino Fundamental das Séries Iniciais contribuíram e quais as estratégias na ludicidade para práticas pedagógicas como uma estratégia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem em tempo outrora na pandemia e em período pandêmico? No tocante pela busca das respostas desta questão, tivemos como objetivo analisar como a formação de professores da EJA do Ensino Fundamental das Séries Iniciais vem contribuir para práticas pedagógicas com o uso da ludicidade como uma estratégia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa serão realizadas com os professores que lecionam ou lecionaram turma da EJA do ensino fundamental das series iniciais, da Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. Através de uma abordagem qualitativa, com uso de um questionário semiestruturado. Que resultou que a ludicidade é uma estratégia didáticas capaz de ser uma facilitadora no processo de ensino e aprendizagem para os alunos da EJA. A pesquisa revelou a forma de repensar a educação de adultos e bem com a formação do egressos, entrevendo como um desafio para aqueles que se propõe na construção de uma educação emancipadora, afetiva e libertadora.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3899
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_hirvisonsousaelenildapereira.pdf246,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.