Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Márcia Rejane Almeida de-
dc.contributor.authorSousa, Hirvison José Matos de-
dc.contributor.authorPereira, Lenilda Domingos-
dc.date.accessioned2023-02-07T22:34:32Z-
dc.date.available2023-02-07T22:34:32Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOUSA, Hirvison José Matos de; PEREIRA, Lenilda Domingos. Contribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciais. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3899-
dc.descriptionA Educação de Jovens e Adultos é hoje uma desafio cada vez mais necessária na busca de ter esses alunos presentes em sala de aula. Desta forma, a Ludicidade na EJA, do Ensino Fundamental das Séries Iniciais, pode transportar como estratégia auxiliar o professor a construir com os alunos uma nova visão sobre um mesmo tema, levando a reflexão e a importância dos conhecimentos específicos no seu cotidiano. O presente artigo propôs responder, como a formação de professores da EJA do Ensino Fundamental das Séries Iniciais contribuíram e quais as estratégias na ludicidade para práticas pedagógicas como uma estratégia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem em tempo outrora na pandemia e em período pandêmico? No tocante pela busca das respostas desta questão, tivemos como objetivo analisar como a formação de professores da EJA do Ensino Fundamental das Séries Iniciais vem contribuir para práticas pedagógicas com o uso da ludicidade como uma estratégia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa serão realizadas com os professores que lecionam ou lecionaram turma da EJA do ensino fundamental das series iniciais, da Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. Através de uma abordagem qualitativa, com uso de um questionário semiestruturado. Que resultou que a ludicidade é uma estratégia didáticas capaz de ser uma facilitadora no processo de ensino e aprendizagem para os alunos da EJA. A pesquisa revelou a forma de repensar a educação de adultos e bem com a formação do egressos, entrevendo como um desafio para aqueles que se propõe na construção de uma educação emancipadora, afetiva e libertadora.pt_BR
dc.format.extent16 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleContribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6616953112180184pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4015443671120866pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_hirvisonsousaelenildapereira.pdf246,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.