Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3897
Título: A contribuição da autoavaliação na política de planejamento institucional da UFRPE.
Autor: Brasileiro, Isabelle Thais Barbosa
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5170943668237681
Orientador: Oliveira, Isabel Cristina Pereira de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4745142041015422
Palavras-chave: Universidades e faculdades públicas;Autoavaliação;Planejamento estratégico;Governança pública
Data do documento: 27-Mai-2022
Citação: Brasileiro, Isabelle Thais Barbosa. A contribuição da autoavaliação na política de planejamento institucional da UFRPE. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: In the face of Brazilian economic, social and political scenario, a range of cuts compromised Brazilian public education’s budget, between then, the budgets of the higher education institutes, putting the managers on alert about the performance of their institutions. Furthermore, there were COVID-19 pandemics establishment increasing the concern. It became necessary, then, to think about the obstacles of doing the maximum with few available resources, highlighting the importance of having a well structured and factible planning. To make this possible, it’s mandatory to plan and know all weaknesses and capabilities pointed through a institutional self-evaluation process – an important regulatory tool to evaluate the education as public policy. In this regard, this essay tries to identify how self-assessment data use contributes to Federal Rural University of Pernambuco’s institutional planning policies. The methodology used to data acquisition and analysis of this essay is through a qualitative approach, in which a survey was applied in order to identify how UFRPE’s managers make use of the normative of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) and official UFRPE documents to foster discussions. The results obtained show how self-evaluation impacts the management process of the institution and promotes innovative changes, contributing to achieve success in performance and governance indices and improve effectiveness in the realization of its social function.
Resumo: Diante da conjuntura econômica, social e política brasileira, uma série de cortes de verbas comprometeu o orçamento da educação pública brasileira, entre eles os orçamentos das Instituições de Ensino Superior (IES), colocando os gestores em alerta acerca do funcionamento de suas instituições. Além disso, houve o estabelecimento da pandemia da COVID-19 aumentando ainda mais esta preocupação. Foi, então, necessário refletir sobre as dificuldades de se fazer o máximo, com poucos recursos disponíveis, colocando em evidência a importância de se ter um planejamento bem estruturado e factível. Para que isso seja possível, é necessário planejamento e conhecimento de todas as fragilidades e potencialidades apontadas por um processo de autoavaliação institucional - um importante instrumento regulador para avaliar a educação enquanto política pública. Nesse sentido, este estudo busca identificar como o uso dos resultados da autoavaliação contribui na política de planejamento institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A metodologia utilizada neste trabalho para a obtenção e análise dos dados se deu por meio de uma abordagem qualitativa, onde foi aplicado um questionário para identificar como os gestores da UFRPE se utilizam dos resultados da Avaliação Institucional, e da pesquisa documental junto aos documentos normativos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e oficiais da UFRPE para fomentar as discussões. Os resultados obtidos mostram como a autoavaliação impacta no processo de gestão da instituição e promove mudanças inovadoras, contribuindo para obter sucesso nos índices de desempenho e governança e melhorar a eficácia na realização de sua função social.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3897
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_isabellethaisbarbosabrasileiro.pdf654,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.