Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Isabel Cristina Pereira de-
dc.contributor.authorBrasileiro, Isabelle Thais Barbosa-
dc.date.accessioned2023-02-07T20:54:54Z-
dc.date.available2023-02-07T20:54:54Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.identifier.citationBrasileiro, Isabelle Thais Barbosa. A contribuição da autoavaliação na política de planejamento institucional da UFRPE. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3897-
dc.descriptionDiante da conjuntura econômica, social e política brasileira, uma série de cortes de verbas comprometeu o orçamento da educação pública brasileira, entre eles os orçamentos das Instituições de Ensino Superior (IES), colocando os gestores em alerta acerca do funcionamento de suas instituições. Além disso, houve o estabelecimento da pandemia da COVID-19 aumentando ainda mais esta preocupação. Foi, então, necessário refletir sobre as dificuldades de se fazer o máximo, com poucos recursos disponíveis, colocando em evidência a importância de se ter um planejamento bem estruturado e factível. Para que isso seja possível, é necessário planejamento e conhecimento de todas as fragilidades e potencialidades apontadas por um processo de autoavaliação institucional - um importante instrumento regulador para avaliar a educação enquanto política pública. Nesse sentido, este estudo busca identificar como o uso dos resultados da autoavaliação contribui na política de planejamento institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A metodologia utilizada neste trabalho para a obtenção e análise dos dados se deu por meio de uma abordagem qualitativa, onde foi aplicado um questionário para identificar como os gestores da UFRPE se utilizam dos resultados da Avaliação Institucional, e da pesquisa documental junto aos documentos normativos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e oficiais da UFRPE para fomentar as discussões. Os resultados obtidos mostram como a autoavaliação impacta no processo de gestão da instituição e promove mudanças inovadoras, contribuindo para obter sucesso nos índices de desempenho e governança e melhorar a eficácia na realização de sua função social.pt_BR
dc.description.abstractIn the face of Brazilian economic, social and political scenario, a range of cuts compromised Brazilian public education’s budget, between then, the budgets of the higher education institutes, putting the managers on alert about the performance of their institutions. Furthermore, there were COVID-19 pandemics establishment increasing the concern. It became necessary, then, to think about the obstacles of doing the maximum with few available resources, highlighting the importance of having a well structured and factible planning. To make this possible, it’s mandatory to plan and know all weaknesses and capabilities pointed through a institutional self-evaluation process – an important regulatory tool to evaluate the education as public policy. In this regard, this essay tries to identify how self-assessment data use contributes to Federal Rural University of Pernambuco’s institutional planning policies. The methodology used to data acquisition and analysis of this essay is through a qualitative approach, in which a survey was applied in order to identify how UFRPE’s managers make use of the normative of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) and official UFRPE documents to foster discussions. The results obtained show how self-evaluation impacts the management process of the institution and promotes innovative changes, contributing to achieve success in performance and governance indices and improve effectiveness in the realization of its social function.pt_BR
dc.format.extent54 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectGovernança públicapt_BR
dc.titleA contribuição da autoavaliação na política de planejamento institucional da UFRPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5170943668237681pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4745142041015422pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Economiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_isabellethaisbarbosabrasileiro.pdf654,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.