Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3892
Título: O lúdico como recurso pedagógico para motivar práticas de letramentos no ensino fundamental: conexões dialógicas com percepções e experiências de docentes
Autor: Silva, Gerline Viana da
Albuquerque, Wedja Aline de
Orientador: Silva, Ivanda Maria Martins
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
Palavras-chave: Brincadeiras;Letramento;Ensino fundamental;Prática de ensino
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Gerline Viana da; ALBUQUERQUE, Wedja Aline de. O lúdico como recurso pedagógico para motivar práticas de letramentos no ensino fundamental: conexões dialógicas com percepções e experiências de docentes. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: O presente artigo apresenta resultado de pesquisa que teve como objetivo principal investigar as percepções e os relatos de experiências pedagógicas de docentes sobre atividades lúdicas na motivação de práticas de letramentos de crianças no ensino fundamental. Quanto ao aporte teórico, mapeamos concepções direcionadas aos eixos temáticos da pesquisa, tais como: o conceito de lúdico na educação em diálogo com a noção de letramento como apropriação autônoma da leitura e da escrita com foco na criticidade e na formação cidadã. Em termos metodológicos, a pesquisa é aplicada e prioriza abordagem qualitativa. Inicialmente, partimos de revisão bibliográfica para consolidar o aporte teórico da investigação. Posteriormente, realizamos estudo de caso com docentes da educação básica para avaliar percepções e experiências sobre atividades lúdicas na motivação de práticas de letramentos de crianças no ensino fundamental. Participaram da pesquisa cinco docentes que atuam no município de Gravatá-PE no contexto do ensino fundamental. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada on-line, por meio da ferramenta Google forms. A análise de dados revelou a importância de planejar aulas, utilizando o recurso lúdico desde a fase inicial até a etapa final do ensino fundamental, principalmente como instrumento motivador nas práticas de letramento. Tendo em vista que as brincadeiras e os jogos são fundamentais para dinamizar a aprendizagem das crianças, os achados dessa pesquisa reforçam a importância de explorar os recursos lúdicos em sala de aula, visando ao processo de letramento como momento no qual os alunos devem ir além da codificação e da decodificação nas práticas de leitura e escrita. É fundamental compreender o processo de letramento atrelado a aprendizagens significativas, ativas e prazerosas, percebendo-se o diálogo entre os recursos lúdicos e as práticas de leitura e escrita no contexto do ensino fundamental.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3892
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_gerlinesilvaewedjaalbuquerque.pdf445,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.