Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3892
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Ivanda Maria Martins-
dc.contributor.authorSilva, Gerline Viana da-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Wedja Aline de-
dc.date.accessioned2023-02-07T20:08:52Z-
dc.date.available2023-02-07T20:08:52Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Gerline Viana da; ALBUQUERQUE, Wedja Aline de. O lúdico como recurso pedagógico para motivar práticas de letramentos no ensino fundamental: conexões dialógicas com percepções e experiências de docentes. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3892-
dc.descriptionO presente artigo apresenta resultado de pesquisa que teve como objetivo principal investigar as percepções e os relatos de experiências pedagógicas de docentes sobre atividades lúdicas na motivação de práticas de letramentos de crianças no ensino fundamental. Quanto ao aporte teórico, mapeamos concepções direcionadas aos eixos temáticos da pesquisa, tais como: o conceito de lúdico na educação em diálogo com a noção de letramento como apropriação autônoma da leitura e da escrita com foco na criticidade e na formação cidadã. Em termos metodológicos, a pesquisa é aplicada e prioriza abordagem qualitativa. Inicialmente, partimos de revisão bibliográfica para consolidar o aporte teórico da investigação. Posteriormente, realizamos estudo de caso com docentes da educação básica para avaliar percepções e experiências sobre atividades lúdicas na motivação de práticas de letramentos de crianças no ensino fundamental. Participaram da pesquisa cinco docentes que atuam no município de Gravatá-PE no contexto do ensino fundamental. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada on-line, por meio da ferramenta Google forms. A análise de dados revelou a importância de planejar aulas, utilizando o recurso lúdico desde a fase inicial até a etapa final do ensino fundamental, principalmente como instrumento motivador nas práticas de letramento. Tendo em vista que as brincadeiras e os jogos são fundamentais para dinamizar a aprendizagem das crianças, os achados dessa pesquisa reforçam a importância de explorar os recursos lúdicos em sala de aula, visando ao processo de letramento como momento no qual os alunos devem ir além da codificação e da decodificação nas práticas de leitura e escrita. É fundamental compreender o processo de letramento atrelado a aprendizagens significativas, ativas e prazerosas, percebendo-se o diálogo entre os recursos lúdicos e as práticas de leitura e escrita no contexto do ensino fundamental.pt_BR
dc.format.extent27 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleO lúdico como recurso pedagógico para motivar práticas de letramentos no ensino fundamental: conexões dialógicas com percepções e experiências de docentespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8436216704557833pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_gerlinesilvaewedjaalbuquerque.pdf445,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.