Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3879
Título: Níveis de pensamento algébrico de licenciandos em Matemática na resolução de problemas de partilha
Autor: Ferreira, Tharsis dos Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9376670418775000
Orientador: Almeida, Jadilson Ramos de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5828404099372063
Palavras-chave: Álgebra;Resolução de problemas;Formação de professores
Data do documento: 20-Dez-2021
Citação: FERREIRA, Tharsis dos Santos. Níveis de pensamento algébrico de licenciandos em Matemática na resolução de problemas de partilha. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021
Abstract: The objective of this work was to identify the level of development of algebraic thinking in mathematics undergraduate students when solving quantity-sharing problems. For that, the model developed by Almeida (2016) was used as a basis, which proposes four levels of development of algebraic thinking in relation to sharing problems, level 0, absence of algebraic thinking; level 1, incipient algebraic thinking; level 2, intermediate algebraic thinking; and level 3, consolidated algebraic thinking. The research subjects were 64 students from the 1st period of the Mathematics Licentiate Course at a public university in the State of Pernambuco. Data collection took place through a test consisting of six sharing problems, which are characterized by having a known quantity that is split into unknown and unequal quantities. We found that most of the participants, 73%, found themselves with consolidated algebraic thinking when faced with a problem of sharing. However, some students arrive at the degree course in mathematics with this way of thinking without being fully developed, since 5% of the subjects are at level 1, that is, it mobilizes three characteristics of algebraic thinking, 8% of those surveyed find it if at level 2, that is, it mobilizes 4 features of algebraic thinking. It was also possible to notice that 14% of the research subjects are at level 0, that is, they cannot establish the necessary relationships to respond to a sharing problem, a problem that is related to a polynomial equation of the 1st degree, a mathematical object studied in elementary school.
Resumo: Esse trabalho teve por objetivo identificar o nível de desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos da licenciatura em matemática ao resolverem problemas de partilha de quantidade. Para tanto foi utilizado como base o modelo desenvolvido por Almeida (2016), que propõe quatro níveis de desenvolvimento do pensamento algébrico em relação aos problemas de partilha, o nível 0, ausência de pensamento algébrico; o nível 1, pensamento algébrico incipiente; o nível 2, pensamento algébrico intermediário; e o nível 3, pensamento algébrico consolidado. Os sujeitos da pesquisa foram 64 alunos do 1º período do curso de licenciatura em matemática de uma universidade pública do Estado de Pernambuco. A coleta de dados ocorreu por meio de um teste composto por seis problemas de partilha, que se caracterizam por ter uma quantidade conhecida que é repartida em quantidades desconhecidas e desiguais. Verificamos que a maior parte dos participantes, 73%, se encontram com o pensamento algébrico consolidado ao se depararem com um problema de partilha. Entretanto, alguns alunos chegam no curso de licenciatura em matemática com essa forma de pensar sem estar plenamente desenvolvida, uma vez que 5% dos sujeitos se encontram no nível 1, ou seja, mobiliza três características do pensamento algébrico, 8% dos pesquisados encontram-se no nível 2, isto é, mobiliza 4 características do pensamento algébrico. Ainda foi possível perceber que 14% dos sujeitos da pesquisa se encontram no nível 0, ou seja, não conseguem estabelecer as relações necessárias para responder a um problema de partilha, problema esse que é relacionado a uma equação polinomial do 1º grau, objeto matemático estudado no ensino fundamental.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3879
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_tharsisdossantosferreira.pdf840,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.