Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3868
Título: O impacto da relação familiar no processo de aprendizagem de estudantes de Ensino Médio.
Autor: Pedrosa, Millena Leal Ferraz
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2776978634454172
Orientador: Costa, Veridiana Alves de Sousa Ferreira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8623894938993142
Co-orientador : Silva, Flávia Carolina Lins da
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/7547725170997480
Palavras-chave: Estudantes do ensino médio;Aprendizagem;Adolescentes;Famílias
Data do documento: 5-Mar-2021
Citação: Pedrosa, Millena Leal Ferraz. O impacto da relação familiar no processo de aprendizagem de estudantes de Ensino Médio. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: O presente trabalho visa refletir acerca do impacto da instituição familiar na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio, tendo em vista a complexidade psíquica do sujeito adolescente, e considerando a influência e importância social neste processo. Ao longo do trabalho, o processo de aprendizagem é desmistificado como linear e apresentado como integrado, resultante de vários aspectos que influenciam na formação e desempenho de um estudante adolescente, inclusive o aspecto inconsciente. Consideramos que questões familiares podem interferir no processo de aprendizagem dos sujeitos adolescentes, demonstrando a importância de o docente considerar uma possível influência da família nesse processo. O trabalho estabelece uma relação entre família, subjetividade e aprendizagem, ressaltando como esses aspectos podem se conectar e influenciar mutuamente. Essa discussão foi estabelecida por meio de uma revisão bibliográfica, onde realizou-se uma leitura analítica da literatura já produzida, bem como interpretação, compilação e sumarização das informações, com posterior elaboração escrita. Por fim, considerando a complexidade e peculiaridade dos sujeitos adolescentes e suas relações com os docentes, alguns pontos de diálogo entre a ética psicanalítica e o construtivismo são estabelecidos, e as metodologias interacionistas são apresentadas como caminhos pedagógicos que podem conduzir esses discentes a um processo de aprendizagem com maior chance de eficácia.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3868
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_millenalealferrazpedrosa.pdf352,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.