Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3868
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Veridiana Alves de Sousa Ferreira-
dc.contributor.authorPedrosa, Millena Leal Ferraz-
dc.date.accessioned2023-02-02T19:12:17Z-
dc.date.available2023-02-02T19:12:17Z-
dc.date.issued2021-03-05-
dc.identifier.citationPEDROSA, Millena Leal Ferraz. O impacto da relação familiar no processo de aprendizagem de estudantes de Ensino Médio. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3868-
dc.descriptionO presente trabalho visa refletir acerca do impacto da instituição familiar na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio, tendo em vista a complexidade psíquica do sujeito adolescente, e considerando a influência e importância social neste processo. Ao longo do trabalho, o processo de aprendizagem é desmistificado como linear e apresentado como integrado, resultante de vários aspectos que influenciam na formação e desempenho de um estudante adolescente, inclusive o aspecto inconsciente. Consideramos que questões familiares podem interferir no processo de aprendizagem dos sujeitos adolescentes, demonstrando a importância de o docente considerar uma possível influência da família nesse processo. O trabalho estabelece uma relação entre família, subjetividade e aprendizagem, ressaltando como esses aspectos podem se conectar e influenciar mutuamente. Essa discussão foi estabelecida por meio de uma revisão bibliográfica, onde realizou-se uma leitura analítica da literatura já produzida, bem como interpretação, compilação e sumarização das informações, com posterior elaboração escrita. Por fim, considerando a complexidade e peculiaridade dos sujeitos adolescentes e suas relações com os docentes, alguns pontos de diálogo entre a ética psicanalítica e o construtivismo são estabelecidos, e as metodologias interacionistas são apresentadas como caminhos pedagógicos que podem conduzir esses discentes a um processo de aprendizagem com maior chance de eficácia.pt_BR
dc.format.extent32 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médiopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.titleO impacto da relação familiar no processo de aprendizagem de estudantes de Ensino Médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2776978634454172pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8623894938993142pt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Flávia Carolina Lins da-
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7547725170997480pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Biologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_millenalealferrazpedrosa.pdf352,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.