Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3812
Título: Contribuições de uma brinquedoteca no aprendizado de crianças
Autor: Leite, Ilvanery de Lacerda
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5968524022396977
Orientador: Souza, Sandra Rodrigues de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4678692939311710
Palavras-chave: Educação infantil;Brinquedotecas;Aprendizagem
Data do documento: 2021
Citação: LEITE, Ilvanery de Lacerda. Contribuições de uma brinquedoteca no aprendizado de crianças. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: Uma criança é um ser que logo em que vê ou se pensa é associada a brincar, se divertir, porém as vezes esquece-se que naquelas crianças existe “uma folha em branco”, pensamento difundido por Jon Loke, e é na infância que se preenche esses espaços em branco, com aprendizagem que vai nos acompanhar por toda a vida. O objetivo deste trabalho é apresentar por meio de uma revisão bibliográfica, um estudo sobre a necessidade da brinquedoteca nas escolas, sendo esse, um meio fundamental para a construção da aprendizagem infantil. A construção do trabalho foi feita a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base a utilização de um artigo que direcionou todo o trabalho, sendo esse “A importância da brinquedoteca na aprendizagem infantil” de Sousa e Damasceno, além de outros autores para complementar a fundamentação teórica e a discussão do trabalho. Com base neste estudo, pode-se observar que a utilização das brinquedotecas é uma estratégia didática e pedagógica relevante na construção do processo de aprendizagem para as crianças,considerada dinâmica e capaz de motivar os alunos para o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades das crianças, frente a sua realidade de vida. Conclui-se que apenas os métodos tradicionais de ensino em que o o aluno deve interiorizar os conhecimento tal como lhe foi apresentado, não são suficientes para a construção da educação de qualidade nas crianças, pois os pequenos são mais motivados com formas alternativas de aprender, sendo assim, as brinquedotecas se tornam fundamentais na educação infantil, favorecendo um processo de ensino e aprendizagem com qualidade social
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3812
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_ilvanerydelacerdaleite.pdf194 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.