Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3812
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Sandra Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Leite, Ilvanery de Lacerda | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-25T16:03:28Z | - |
dc.date.available | 2023-01-25T16:03:28Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Ilvanery de Lacerda. Contribuições de uma brinquedoteca no aprendizado de crianças. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3812 | - |
dc.description | Uma criança é um ser que logo em que vê ou se pensa é associada a brincar, se divertir, porém as vezes esquece-se que naquelas crianças existe “uma folha em branco”, pensamento difundido por Jon Loke, e é na infância que se preenche esses espaços em branco, com aprendizagem que vai nos acompanhar por toda a vida. O objetivo deste trabalho é apresentar por meio de uma revisão bibliográfica, um estudo sobre a necessidade da brinquedoteca nas escolas, sendo esse, um meio fundamental para a construção da aprendizagem infantil. A construção do trabalho foi feita a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base a utilização de um artigo que direcionou todo o trabalho, sendo esse “A importância da brinquedoteca na aprendizagem infantil” de Sousa e Damasceno, além de outros autores para complementar a fundamentação teórica e a discussão do trabalho. Com base neste estudo, pode-se observar que a utilização das brinquedotecas é uma estratégia didática e pedagógica relevante na construção do processo de aprendizagem para as crianças,considerada dinâmica e capaz de motivar os alunos para o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades das crianças, frente a sua realidade de vida. Conclui-se que apenas os métodos tradicionais de ensino em que o o aluno deve interiorizar os conhecimento tal como lhe foi apresentado, não são suficientes para a construção da educação de qualidade nas crianças, pois os pequenos são mais motivados com formas alternativas de aprender, sendo assim, as brinquedotecas se tornam fundamentais na educação infantil, favorecendo um processo de ensino e aprendizagem com qualidade social | pt_BR |
dc.format.extent | 15 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brinquedotecas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Contribuições de uma brinquedoteca no aprendizado de crianças | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5968524022396977 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4678692939311710 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_ilvanerydelacerdaleite.pdf | 194 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.