Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3809
Título: | A importância da experimentação no ensino de ciências |
Autor: | Silva, Elizeu Fernandes Ferreira da |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/0939965159569330 |
Orientador: | Souza, Sandra Rodrigues de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/4678692939311710 |
Palavras-chave: | Ciências (Ensino fundamental);Experimentos científicos;Aprendizagem baseada em problemas |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SILVA, Elizeu Fernandes Ferreira da. A importância da experimentação no ensino de ciências. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumo: | O ensino de Ciências para o Fundamental tem sido desfocado, onde as aulas práticas têm ficado em segundo plano, ficando assim aulas monótonas onde só existe transmissão e pouca ação, deixando muitas vezes o aluno desmotivado. “As experiências despertam em geral um grande interesse nos alunos, além de propiciar uma situação de investigação”. Dessa maneira, a organização de aulas que envolvam a experimentação, implica em cuidado com o planejamento e com o estudante. Este trabalho traz uma proposta de criar uma forma alternativa e significativa para o ensino de ciências nos anos iniciais, através de experimentação considera-se que o aluno pode melhorar sua percepção e motivação sobre as aulas, sendo conduzidos a uma melhor aprendizagem dos conceitos do mundo científico. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal, na cidade de Maraial/PE, com 25 estudantes do quinto ano. Foi aplicado um questionário para verificar o conhecimento prévio referente ao ensino de Ciências e sobre a função dos principais carboidratos consumidos no dia a dia. Na sequência, ocorreu a exposição dialogada e foram elaborados conceitos, troca de informações, a partir da interação via as redes sociais whatsapp e google classroom. Em seguida foi realizado um simples experimento, detecção de amido nos alimentos. Foi observado que a contextualização através da experimentação e o diálogo constante despertou nos educandos maior interesse pela disciplina o que demonstra a importância de aulas que relacionam teoria e prática. Desta forma atividades práticas no ensino de ciências pode se tornar uma excelente ferramenta para despertar nos alunos a curiosidade, o espírito investigativo, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3809 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_elizeufernandesferreiradasilva.pdf | 309,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.