Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3809
Título: A importância da experimentação no ensino de ciências
Autor: Silva, Elizeu Fernandes Ferreira da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0939965159569330
Orientador: Souza, Sandra Rodrigues de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4678692939311710
Palavras-chave: Ciência (Ensino fundamental);Experimentos científicos;Aprendizagem baseada em problemas
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Elizeu Fernandes Ferreira da. A importância da experimentação no ensino de ciências. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: O ensino de Ciências para o Fundamental tem sido desfocado, onde as aulas práticas têm ficado em segundo plano, ficando assim aulas monótonas onde só existe transmissão e pouca ação, deixando muitas vezes o aluno desmotivado. “As experiências despertam em geral um grande interesse nos alunos, além de propiciar uma situação de investigação”. Dessa maneira, a organização de aulas que envolvam a experimentação, implica em cuidado com o planejamento e com o estudante. Este trabalho traz uma proposta de criar uma forma alternativa e significativa para o ensino de ciências nos anos iniciais, através de experimentação considera-se que o aluno pode melhorar sua percepção e motivação sobre as aulas, sendo conduzidos a uma melhor aprendizagem dos conceitos do mundo científico. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal, na cidade de Maraial/PE, com 25 estudantes do quinto ano. Foi aplicado um questionário para verificar o conhecimento prévio referente ao ensino de Ciências e sobre a função dos principais carboidratos consumidos no dia a dia. Na sequência, ocorreu a exposição dialogada e foram elaborados conceitos, troca de informações, a partir da interação via as redes sociais whatsapp e google classroom. Em seguida foi realizado um simples experimento, detecção de amido nos alimentos. Foi observado que a contextualização através da experimentação e o diálogo constante despertou nos educandos maior interesse pela disciplina o que demonstra a importância de aulas que relacionam teoria e prática. Desta forma atividades práticas no ensino de ciências pode se tornar uma excelente ferramenta para despertar nos alunos a curiosidade, o espírito investigativo, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3809
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_elizeufernandesferreiradasilva.pdf309,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.