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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Sandra Rodrigues de-
dc.contributor.authorSilva, Elizeu Fernandes Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-01-25T15:24:41Z-
dc.date.available2023-01-25T15:24:41Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Elizeu Fernandes Ferreira da. A importância da experimentação no ensino de ciências. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3809-
dc.descriptionO ensino de Ciências para o Fundamental tem sido desfocado, onde as aulas práticas têm ficado em segundo plano, ficando assim aulas monótonas onde só existe transmissão e pouca ação, deixando muitas vezes o aluno desmotivado. “As experiências despertam em geral um grande interesse nos alunos, além de propiciar uma situação de investigação”. Dessa maneira, a organização de aulas que envolvam a experimentação, implica em cuidado com o planejamento e com o estudante. Este trabalho traz uma proposta de criar uma forma alternativa e significativa para o ensino de ciências nos anos iniciais, através de experimentação considera-se que o aluno pode melhorar sua percepção e motivação sobre as aulas, sendo conduzidos a uma melhor aprendizagem dos conceitos do mundo científico. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal, na cidade de Maraial/PE, com 25 estudantes do quinto ano. Foi aplicado um questionário para verificar o conhecimento prévio referente ao ensino de Ciências e sobre a função dos principais carboidratos consumidos no dia a dia. Na sequência, ocorreu a exposição dialogada e foram elaborados conceitos, troca de informações, a partir da interação via as redes sociais whatsapp e google classroom. Em seguida foi realizado um simples experimento, detecção de amido nos alimentos. Foi observado que a contextualização através da experimentação e o diálogo constante despertou nos educandos maior interesse pela disciplina o que demonstra a importância de aulas que relacionam teoria e prática. Desta forma atividades práticas no ensino de ciências pode se tornar uma excelente ferramenta para despertar nos alunos a curiosidade, o espírito investigativo, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent15 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectExperimentos científicospt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleA importância da experimentação no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0939965159569330pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4678692939311710pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

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