Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3781
Título: Microcontos no Instagram: potencialidades para práticas de letramentos literários na cultura digital
Autor: Melo, Yalle Rafaella Silveira de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9664453472374400
Orientador: Silva, Ivanda Maria Martins
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
Palavras-chave: Contos;Instagram (Rede social on-line);Literatura – Estudo e ensino;Letramento;Cibercultura
Data do documento: 21-Ago-2021
Citação: MELO, Yalle Rafaella Silveira de. Microcontos no Instagram: potencialidades para práticas de letramentos literários na cultura digital. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: Com o avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e o dinamismo do ciberespaço, os gêneros literários se transformam e inauguram formas emergentes em diálogo com o fenômeno da ciberliteratura (SANTAELLA, 2012). Nesse contexto, surge o microconto literário divulgado nas mídias digitais, com destaque para a concisão na narratividade, além da unidade de tempo-espaço, e da supressão de personagens e episódios secundários, ou seja, características estilísticas e estéticas importantes na composição do gênero. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as percepções dos seguidores de contas do Instagram sobre o microconto literário, tendo em vista o conhecimento do gênero e suas potencialidades para dinamizar práticas de letramentos literários na cultura digital. O aporte teórico prioriza abordagens sobre microcontos, com base nos enfoques de Spalding (2014), Alvarés (2012), Seabra (2010), bem como os estudos de Cosson (2009) sobre letramento literário. Em termos metodológicos, a pesquisa é de natureza aplicada, com desenho descritivo/interpretativo e prioriza a abordagem qualitativa. Destaca-se, ainda, estudo exploratório/bibliográfico em portais de teses, dissertações e periódicos, tendo em vista descritores, como: microcontos literários, microliteratura, microcontos no Instagram. Vale salientar que o principal resultado dessa pesquisa parte do conhecimento e da expansão do gênero microconto no Instagram, tendo em vista que essa rede social pode ser utilizada como instrumento para práticas de letramentos literários.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3781
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_yallerafaellasilveirademelo.pdf981,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.