Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3777
Title: | Letramento crítico e literário, erótico e pornográfico: um caminho possível no espaço escolar? |
Authors: | Xavier, Priscila de Souza |
metadata.dc.contributor.authorLattes: | http://lattes.cnpq.br/7488079560922407 |
metadata.dc.contributor.advisor: | Azevedo, Natanael Duarte de |
metadata.dc.contributor.advisorLattes: | http://lattes.cnpq.br/1598344003069716 |
Keywords: | Literatura erótica francesa;Pornografia na literatura;Análise crítica do discurso |
Issue Date: | 23-Aug-2021 |
Citation: | XAVIER, Priscila de Souza. Letramento crítico e literário, erótico e pornográfico: um caminho possível no espaço escolar? 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Description: | O presente artigo acerca do objeto de estudo, o discurso erótico e pornográfico presente no romance francês e oitocentista ‘’As Aventuras do rei Pausolo’’, tem como intenção refletir sobre o letramento crítico e literário, haja vista que esses tipos de textos não recebem devida atenção no espaço escolar. Para isso, sob a ótica de Bakhtin (2000) entendemos os tipos de letramentos como discursos que são dialógicos, ideológicos e relacionados ao marco histórico social em que estão inseridos. O estudo sustenta uma espécie de manifesto e protesto contra as práticas de poder exercidas no espaço escolar, cujas marcas de omissão e desigualdade às diversidades literárias e de linguagem são visíveis. Portanto, opta-se por uma abordagem qualitativa de análise crítica ao discurso para o ensino-aprendizagem de literatura. A atenção volta-se para a formação de sujeitos críticos ao discurso erótico e pornográfico. Uma perspectiva de humanização da literatura e sociointeracionismo do discurso, a fim de desmistificar o preconceito e o apagamento de obras e autores do gênero pelo cânone, uma vez que seus textos descrevem de maneira explícita e implícita sobre o amor, o desejo e o prazer como um instrumento alegórico e satírico para crítica e ataque ao poder. Nesse caminho, entendemos que a literatura promove uma experiência humanizada, capaz de mudar a percepção de mundo e de si mesmo. Com isso, pregamos o discurso erótico e pornográfico como forma de reflexão, crítica e poder através do ensino de literatura. No desenvolvimento do trabalho, apresentaremos as seções: “Palavras Iniciais” como introdução, “Letramento Crítico”, “Letramento Literário”, “Discurso, Erótico e Pornográfico”, “Orientações básicas para o ensino de Literatura”, “Análise do romance francês As Aventuras do Rei Pausolo” “metodologia” e “Palavras finais”, seguido das “Referências” para encerramento do trabalho. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3777 |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_prisciladesouzaxavier.pdf | 342,45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.