Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3777
Título: Letramento crítico e literário, erótico e pornográfico: um caminho possível no espaço escolar?
Autor: Xavier, Priscila de Souza
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7488079560922407
Orientador: Azevedo, Natanael Duarte de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1598344003069716
Palavras-chave: Literatura erótica francesa;Pornografia na literatura;Análise crítica do discurso
Data do documento: 23-Ago-2021
Citação: XAVIER, Priscila de Souza. Letramento crítico e literário, erótico e pornográfico: um caminho possível no espaço escolar? 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: O presente artigo acerca do objeto de estudo, o discurso erótico e pornográfico presente no romance francês e oitocentista ‘’As Aventuras do rei Pausolo’’, tem como intenção refletir sobre o letramento crítico e literário, haja vista que esses tipos de textos não recebem devida atenção no espaço escolar. Para isso, sob a ótica de Bakhtin (2000) entendemos os tipos de letramentos como discursos que são dialógicos, ideológicos e relacionados ao marco histórico social em que estão inseridos. O estudo sustenta uma espécie de manifesto e protesto contra as práticas de poder exercidas no espaço escolar, cujas marcas de omissão e desigualdade às diversidades literárias e de linguagem são visíveis. Portanto, opta-se por uma abordagem qualitativa de análise crítica ao discurso para o ensino-aprendizagem de literatura. A atenção volta-se para a formação de sujeitos críticos ao discurso erótico e pornográfico. Uma perspectiva de humanização da literatura e sociointeracionismo do discurso, a fim de desmistificar o preconceito e o apagamento de obras e autores do gênero pelo cânone, uma vez que seus textos descrevem de maneira explícita e implícita sobre o amor, o desejo e o prazer como um instrumento alegórico e satírico para crítica e ataque ao poder. Nesse caminho, entendemos que a literatura promove uma experiência humanizada, capaz de mudar a percepção de mundo e de si mesmo. Com isso, pregamos o discurso erótico e pornográfico como forma de reflexão, crítica e poder através do ensino de literatura. No desenvolvimento do trabalho, apresentaremos as seções: “Palavras Iniciais” como introdução, “Letramento Crítico”, “Letramento Literário”, “Discurso, Erótico e Pornográfico”, “Orientações básicas para o ensino de Literatura”, “Análise do romance francês As Aventuras do Rei Pausolo” “metodologia” e “Palavras finais”, seguido das “Referências” para encerramento do trabalho.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3777
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_prisciladesouzaxavier.pdf342,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.