Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3775
Título: Videopoemas em práticas de letramentos digitais no ensino de língua portuguesa
Autor: Barbosa, Micaely do Nascimento
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6108752071404340
Orientador: Silva, Ivanda Maria Martins
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
Palavras-chave: Letramento digital;Poema;Tecnologias digitais;Língua portuguesa – Estudo e ensino
Data do documento: 14-Ago-2021
Citação: BARBOSA, Micaely do Nascimento. Videopoemas em práticas de letramentos digitais no ensino de língua portuguesa. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: Na cultura digital, as tecnologias assumem papel de destaque e inauguram outras possibilidades em processos de apropriação tecnológica. Os novos suportes tecnológicos e as múltiplas potencialidades dos recursos digitais redimensionam as práticas de linguagem na cibercultura. Gêneros emergentes surgem, transmutam-se, transformam-se em função do dinamismo do ciberespaço. Como exemplo, os videopoemas mesclam características da poética nos meios digitais com a linguagem audiovisual, propiciando novas experiências de leitura e escrita mediadas pelas tecnologias. Com a percepção de que estamos em meio a uma verdadeira revolução tecnológica e lidando com os chamados nativos digitais (PRENSKY, 2001), a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar videopoemas como recursos para ampliar práticas de letramentos digitais, com vistas a dinamizar o ensino de Língua Portuguesa na cultura digital. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa fundamentou-se em abordagens que tratam do gênero videopoema, tendo em vista interconexões com estudos no campo dos letramentos digitais e multiletramentos. No tocante à metodologia, foi realizada pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, levantando-se enfoques teórico-metodológicos sobre letramento digital e multiletramentos, considerando, também o hibridismo no campo das linguagens e do gênero emergente em questão - videopoemas. A pesquisa revela-se, ainda, como descritiva, pois prioriza análises dos elementos composicionais de alguns videopoemas, como, por exemplo, as produções poéticas de Arnaldo Antunes, “Pedra de Pedra” e “Coleção de esquecimentos”, exemplos de videopoemas disponíveis na plataforma digital Youtube. Em suma, propõe-se trabalhar o ensino-aprendizagem deste gênero com planejamento didático para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental por meio da Sequência Básica apresentada por Cosson (2020), oferecendo oportunidades de conhecimento sobre as características estruturais dos videopoemas, com vistas a ampliar e aprimorar competências comunicativas e práticas de letramento digital.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3775
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_micaelydonascimentobarbosa.pdf765,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.