Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3774
Title: | Recursos Educacionais Abertos (REA) e ensino de literatura: aplicação de sequência didática com foco em práticas de letramentos literários de discentes do nível médio |
Authors: | Pedroza, Maria Kaline de Lima |
metadata.dc.contributor.authorLattes: | http://lattes.cnpq.br/8191485484444620 |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Ivanda Maria Martins |
metadata.dc.contributor.advisorLattes: | http://lattes.cnpq.br/8436216704557833 |
Keywords: | Recursos Educacionais Abertos (REA);Literatura - Estudo e ensino;Didática (Ensino médio);Letramento |
Issue Date: | 21-Aug-2021 |
Citation: | PEDROZA, Maria Kaline de Lima. Recursos Educacionais Abertos (REA) e ensino de literatura: aplicação de sequência didática com foco em práticas de letramentos literários de discentes do nível médio. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Description: | O avanço tecnológico e as inovações no campo da cultura digital trazem reflexões sobre o ensino de literatura, considerando-se o dinamismo dos Recursos Educacionais Abertos- REA e as demandas de aprendizagem dos discentes no contexto da educação básica. Este estudo tem como objetivo geral investigar Recursos Educacionais Abertos - REA, visando à aplicação de sequência didática para ensino de literatura no nível médio, com foco em práticas de letramentos literários de discentes do ensino médio na cultura digital. Na organização do referencial teórico, priorizamos as seguintes referências sobre: 1) letramentos digitais e Recursos Educacionais Abertos (REA) − Coscarelli e Ribeiro (2005); Amiel (2012; 2020) Buzato (2007; 2009); Soares (2002), Lévy (1999, 2003) Marcuschi e Xavier (2004), Santana; Rossini; Pretto (2012); 2) ensino de literatura no contexto da cultura digital – Cosson (2006); Silva (2003, 2005, 2014, 2017); Cereja (2005); Dalvi, Rezende, Jover-Faleiros (2006); Lajolo (2001); Soares (1999); Rouxel (1996, 2013); Paiva et al (2003, 2005, 2007), entre outros. No tocante à metodologia utilizada, priorizamos abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, realizado a partir de: aplicação de questionários, elaboração e aplicação de sequência didática, e avaliação dos resultados obtidos após a aplicação da sequência. Os resultados nos trazem provocações sobre como inserir REA nesse contexto de ensino de literatura no nível médio, bem como os desafios e possibilidades dessa inserção. Esperamos que o estudo colabore nas discussões acerca do uso dos Recursos Educacionais abertos na escola, em especial, no que tange ao letramento literário. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3774 |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_mariakalinedelimapedroza.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.