Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3773
Title: | Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental |
Authors: | Santos, Maria Isabel Afonso Ferreira da Silva |
metadata.dc.contributor.authorLattes: | http://lattes.cnpq.br/2085134828641901 |
metadata.dc.contributor.advisor: | Levay, Paula Basto |
metadata.dc.contributor.advisorLattes: | http://lattes.cnpq.br/6421376400928529 |
Keywords: | Compreensão na leitura;Livros didáticos;Língua portuguesa (Ensino fundamental) |
Issue Date: | 11-Sep-2020 |
Citation: | SANTOS, Maria Isabel Afonso Ferreira da Silva. Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental. 2020. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020. |
Description: | Atualmente existe a necessidade de apresentarem-se habilidades de leitura e de escrita para uma melhor prática social por parte dos alunos. Nota-se, entretanto, uma lacuna entre essas práticas trabalhadas em sala de aula e seu real uso na sociedade. Nesse trabalho, investigamos a prática da leitura explorada em dois livros didáticos de língua portuguesa (LD), do ensino fundamental II – da coleção Singular e plural – 7º e 9º anos de Laura Figueiredo, Marisa Balthazar e Shirley Goulart (2015), adotados pela rede pública do estado de Pernambuco. Para isso, foram considerados os exercícios de interpretação e compreensão textual presentes nas obras, contidos no capítulo: caderno de leitura e produção. Realizando a análise foi construído um gráfico classificando a tipologia das questões, utilizando como norte, a pesquisa de Marcuschi a respeito do assunto aqui discutido. Como resultado da pesquisa temos a predominância das questões objetivas e subjetivas que estimulam a identificação das informações explícitas no texto. Concluindo assim que os LD’s analisados não trabalham efetivamente a leitura para o mundo, para a prática social. Na maioria das questões, pretende-se que o aluno copie as informações contidas nos textos. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3773 |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_mariaisabelafonsoferreiradasilvasantos.pdf | 814,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.