Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3762
Título: | O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos |
Autor: | Magalhães, Jaciara Ribeiro |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/4002481378927384 |
Orientador: | Silva, Ivanda Maria Martins |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/8436216704557833 |
Palavras-chave: | Literatura infantojuvenil;Formação de leitores;Base Nacional Comum Curricular;Ensino fundamental |
Data do documento: | 21-Ago-2021 |
Citação: | MAGALHÃES, Jaciara Ribeiro. O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumo: | A Base Nacional Comum Curricular – BNCC configura-se como documento norteador do currículo brasileiro no contexto da educação básica, revelando-se como marco norteador para planejamentos didático-pedagógicos. Na BNCC, a literatura é apresentada no campo artístico-literário, sendo contemplada, de modo transversal, e articulada ao componente curricular de Língua Portuguesa. No contexto da BNCC do Ensino Fundamental, temos a preocupação de verificar o lugar da literatura infantojuvenil, considerando-se desafios e perspectivas para a formação de leitores críticos. O objetivo principal deste estudo é analisar concepções teórico-metodológicas sobre literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental, considerando competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos. Diante disso, este trabalho enfatiza a importância de formar leitores literários no ambiente escolar, de modo a conscientizá-los sobre as potencialidades críticas e criativas da literatura. Quanto ao aporte teórico, recorremos às abordagens de Lajolo e Zilberman (2017), Caldin (2010), De Paula e Delácio (2014) sobre reflexões direcionadas à literatura infantojuvenil. Além disso, destacamos o enfoque de Candido (1995) sobre o direito à literatura. Em relação à metodologia utilizada para a realização deste trabalho, destacamos a pesquisa bibliográfica, priorizando-se abordagem qualitativa, em relação ao objetivo inicial desta investigação. Em síntese, verificamos que, na BNCC do Ensino Fundamental, a literatura infantojuvenil ainda ocupa lugar periférico, se considerarmos competências e habilidades propostas para a formação de leitores. É imprescindível que o professor utilize metodologias diferenciadas para atribuir sentido aos textos literários lidos em sala de aula, e que haja momentos de compartilhamento de leituras, críticas e debates sobre a literatura infantojuvenil, com vistas à formação de leitores críticos no contexto do Ensino Fundamental. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3762 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_jaciararibeiromagalhaes.pdf | 415,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.