Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3761
Título: Letramento digital na formação docente: análise da percepção de professores sobre abordagens da leitura em um contexto de pandemia
Autor: Silva, Hallan Wagner da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4190238732708011
Orientador: Rosa, Aliete Gomes Carneiro
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9765841869399460
Palavras-chave: Leitura;Letramento digital;Ensino
Data do documento: 10-Abr-2021
Citação: SILVA, Hallan Wagner da. Letramento digital na formação docente: análise da percepção de professores sobre abordagens da leitura em um contexto de pandemia. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: As práticas leitoras na escola são sempre objeto de investigação no universo acadêmico e merecem ser acompanhadas, em especial, pelo momento em que o mundo atravessa com o isolamento social instalado pela pandemia trazida com a CoViD-19. Nesse período, o que se observou é que as práticas docentes voltadas ao uso de mídias se desenvolveram apressadamente, fazendo com que alunos e professores se apropriassem de recursos antes não pensados. Assim, este trabalho discute a influência do letramento digital de professores sobre o trabalho com leitura na escola. O recolhimeto dos dados descacou-se pelo uso de questionário estabelecendo assim a percepção dos educadores sobre esse o processo de letramento digital. Para compreender o processo, foram analidadas as respostas de três professores de língua portuguesa de uma escola pública da cidade de João Alfredo, em Pernambuco. O trabalho está ancorado na concepção de leitura como prática discursiva e na compreensão de que o letramento digital (SOARES, 2002), quando assumido pelos docentes, impactam as práticas de sala de aula, permitindo a ampliação de competências leitoras. Nessa direção, a proposta é verificar, através do conhecimento dos docentes, como o trabalho de leitura se desenvolveu uma vez que esta é uma prática social que, nesse contexto, exige leituras hipertextuais, estratégias de leituras e domínio de ferramentas digitais.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3761
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_hallanwagnerdasilva.pdf232,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.