Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3759
Title: Letramento na EJA do ensino médio: o gênero notícia em meios digitais como estratégia metodológica
Authors: Cavalcante, Fernando Augusto de Araujo
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/5694169644237772
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Ivanda Maria Martins
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
Keywords: Letramento;Educação de jovens e adultos;Notícia;Gêneros textuais;Tecnologias digitais
Issue Date: 11-Sep-2020
Citation: CAVALCANTE, Fernando Augusto de Araujo. Letramento na EJA do ensino médio: o gênero notícia em meios digitais como estratégia metodológica. 2020. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Description: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio revela desafios quanto aos processos de ensino e aprendizagem em relação às práticas de leitura e escrita, sobretudo, no contexto da cultura digital. Os educadores precisam motivar os discentes da EJA - Ensino Médio, visando à ampliação de práticas de letramentos em sintonia com as demandas da sociedade tecnológica. Na atual era das fake news, trabalhar com o gênero notícia pode se transformar em uma estratégia didática importante para a formação de leitores críticos, especialmente, se considerando o contexto da EJA. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo é propor o gênero textual notícia, veiculado em meios digitais, como estratégia para motivar as práticas de letramentos dos discentes da EJA no Ensino Médio. Como aporte teórico, priorizamos abordagens que discutem as orientações curriculares para EJA e as noções de letramento. Em termos metodológicos, a pesquisa se deu em uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória e tendo como procedimento a pesquisa bibliográfica. Os instrumentos utilizados para a coleta dos conteúdos foram a leitura de obras científicas, livros, legislações pertinentes e relatório, sejam nas formas física ou digital, assim como a observação e a comparação de pesquisas sobre o conteúdo abordado. Com base nas reflexões realizadas, sugerimos uma sequência didática para a EJA do Ensino Médio, com foco na articulação entre a temática da Pandemia de Covid-19 e o gênero notícia como recursos importantes para oportunizar práticas de letramentos significativas e em sintonia com as demandas da cultura digital.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3759
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_art_fernandoaugustodearaujocavalcante_ok_18.01.2023.pdf706,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.