Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3736
Título: A poesia na rede social Instagram: interconexões com a formação de leitores na cibercultura
Autor: Andrade, Alexsandra Cristine de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3261120741108886
Orientador: Silva, Ivanda Maria Martins
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
Palavras-chave: Poesia;Incentivo à leitura;Literatura digital;Instagram (Rede social on-line)
Data do documento: 14-Ago-2021
Citação: ANDRADE, Alexsandra Cristine de. A poesia na rede social Instagram: interconexões com a formação de leitores na cibercultura. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: Esta pesquisa visa a descrever como a poesia digital pode ser utilizada no processo de formação de leitores na cibercultura, considerando as demandas dos discentes do Ensino Médio. Como hipótese inicial, consideramos que a poesia difundida na rede social Instagram facilita o processo de mediação de leitores no campo artístico-literário, tendo em vista as demandas do ensino de literatura na cultura digital. A presente investigação foi desenvolvida a partir de pressupostos educacionais e digitais, compreendendo que o ensino de literatura precisa ser redimensionado, no sentido de incorporar as reflexões sobre gêneros literários emergentes no ciberespaço. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar percepções de estudantes do Ensino Médio sobre a poesia digital divulgada no Instagram, por meio da aplicação de planejamento didático-pedagógico com uma turma do 3º ano. No tocante ao aporte teórico, a investigação foi norteada por abordagens que discutem a cultura digital (LEMOS, 2010; KIRCHOF, 2016; SANTAELLA, 2013; LÉVY, 2007), a poesia nos meios digitais (ANTONIO, 2008), além de questões relativas ao ensino de literatura (SILVA, 2005; COSSON, 2009, DALVI, 2013). Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa-ação em escola pública da rede estadual de Pernambuco, tendo em vista a aplicação de questionários semiestruturados com estudantes do Ensino Médio, elaboração de planejamento didático para realização de oficinas literárias, avaliação das ações propostas nas oficinas. Foi priorizada a abordagem qualitativa, considerando-se desenho descritivo e interpretativo quanto à natureza dos objetivos específicos propostos, tais como: 1) Identificar perfis no Instagram, com foco na poesia digital para elaboração de painel ilustrativo; 2) Elaborar planejamento didático-pedagógico para oficina literária com estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, tendo em vista potencialidades da poesia digital divulgada no Instagram; 3) Avaliar percepções de discentes do 3º ano do Ensino Médio sobre a oficina literária realizada e experiências com a poesia digital em práticas de leituras na rede social Instagram. Os resultados revelaram o interesse dos discentes quanto à participação nas atividades propostas, na busca por alternativas de inserir as múltiplas linguagens da poesia digital no ambiente escolar. Percebeu-se que muitos dos alunos já desenvolviam práticas de leitura de poesia digital na rede Instagram, seguiam e compartilhavam autores emergentes. No entanto, poucos discentes não compreendiam as produções poéticas divulgadas na rede social como textos literários. Esperamos que esta pesquisa consiga contribuir para repensar estratégias de ensino de literatura dentro do ambiente escolar, diante desse cenário emergente de poesia e leitura no ciberespaço.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3736
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_alexsandracristinedeandrade.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.