Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3692
Title: O sistema de informação E-FISCO como instrumento de eficiência da Gerência Regional de Educação da Mata Norte de Pernambuco
Authors: Marques, Daiane Cristine Freire
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/7166698338943119
metadata.dc.contributor.advisor: Ceolin, Alessandra Carla
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/7810633996702948
Keywords: Tecnologia da informação;Processo decisório;Eficiência organizacional;Prestação de contas
Issue Date: 13-Jul-2019
Citation: MARQUES, Daiane Cristine Freire. O sistema de informação E-FISCO como instrumento de eficiência da Gerência Regional de Educação da Mata Norte de Pernambuco. 2019. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Description: O setor público utiliza a Tecnologia da Informação (TI) como aliada, por meio da utilização de diversos sistemas que possibilitam a melhoria das atividades e que corroboram para uma melhoria dos serviços prestados à população. Através da agilidade nas atividades, nos processos e na tomada de decisões, a TI permite um foco mais gerencial, visando resultados que possibilitam a redução de custos e que possuem informações fidedignas e tempestivas, permitindo um acompanhamento mais eficiente da gestão. Desta forma, o objetivo desse estudo é analisar a utilização do sistema E-fisco pela Gerência Regional de Educação da Mata Norte. Para isso, realizou-se observações in loco, bem como a percepção por parte dos usuários desse sistema, além do aparato bibliográfico e sites institucionais. O que pôde ser constatado é que a utilização do sistema E-fisco por parte da Gerência Regional de Educação (GRE) é fato precursor de uma maior eficiência nos processos realizados, visto que possibilitou uma maior descentralização das operações, o que otimizou o tempo e permitiu uma melhor distribuição de competências e responsabilidades, conferindo-lhes um importante instrumento para um melhor acompanhamento dos recursos públicos recebidos pelas escolas, bem como, maior agilidade no processo de prestação de contas desses recursos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3692
Appears in Collections:TCC - Bacharelado em Administração Pública (UAEADTec)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_art_daianecristinefreiremarques.pdf428 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.