Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3675
Título: Transporte público sobre trilhos: percepções sobre a área de manutenção do sistema metropolitano do Grande Recife
Autor: Santos Junior, Amaro Marcos dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9324648810783418
Orientador: Conceição Neto, Vera Lúcia da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0931010026635538
Palavras-chave: Metrô;Transporte público;Manutenção;Ferrovias urbanas
Data do documento: 26-Fev-2021
Citação: SANTOS JUNIOR, Amaro Marcos dos. Transporte público sobre trilhos: percepções sobre a área de manutenção do sistema metropolitano do Grande Recife. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: Esta pesquisa tem por finalidade analisar os principais problemas enfrentados pelos profissionais dos setores de manutenção de transporte público de trens metropolitanos do Grande Recife, diante das constantes falhas presentes no sistema. A manutenção do sistema metroferroviário consiste em procedimentos necessários para manter as máquinas, os equipamentos e toda a infraestrutura do sistema em pleno funcionamento. Essas ações também permitem zelar pela segurança e conforto dos usuários dos metrôs que precisam se deslocar diariamente pela Região Metropolitana do Recife (RMR). Os metrôs que circulam nas grandes cidades são tidos por muitos estudiosos como a solução para os graves problemas de mobilidade urbana. Diante do atual cenário que o sistema metroferroviário da região se encontra, deseja- se responder à seguinte questão de pesquisa: Quais são os problemas percebidos pelos profissionais de manutenção dos trens metropolitanos do Grande Recife que comprometem a continuidade dos serviços públicos de transporte coletivo sobre trilhos? Para isso, foi usada a metodologia de pesquisa qualitativa, por meio de levantamento de informações por formulários baseados em 20 entrevistas estruturadas com participantes que atuam nos setores de manutenção metroferroviário, nas funções de supervisores de manutenção, técnicos industriais de manutenção e assistentes de manutenção do quadro efetivo do Metrorec e de referências bibliográficas e documentais publicados com conteúdos relevantes acerca do assunto discutido. Os resultados identificam que os profissionais da manutenção apontam como os principais problemas enfrentados por eles diante da continuidade dos serviços: a redução de recursos para compras de matéria-prima, ferramentas e peças de reposição para o sistema, os desgastes de peças das composições e trilhos provocadas por falta das manutenções programadas, o que contribui com o canibalismo, sucateamento e a indisponibilidade da frota ativa. A dificuldade de relacionamento com os superiores, os roubos de cabos e fios e o vandalismo, também foram percebidos por alguns dos profissionais, adversidades essas, que tendem a aumentar o volume de trabalho e deturpar a imagem da manutenção.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3675
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Administração Pública (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_amaromarcosdossantosjunior.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.