Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3671
Título: A relevância da controladoria interna na gestão municipal das prefeituras da Mata Norte, em Pernambuco
Autor: Lucena Júnior, Almir Coelho de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9014851555391213
Orientador: Ceolin, Alessandra Carla
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7810633996702948
Palavras-chave: Contabilidade;Controladoria;Auditoria interna;Administração pública
Data do documento: 25-Ago-2021
Citação: LUCENA JÚNIOR, Almir Coelho de. A relevância da controladoria interna na gestão municipal das prefeituras da Mata Norte, em Pernambuco. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: Esse trabalho teve como temática a relevância da controladoria interna na gestão de municípios que fazem parte da Mata Norte, em Pernambuco. Tendo como objetivo geral buscar compreender se o pilar controladoria é importante nas decisões administrativas diante das prefeituras da região 05 da Mata Norte, em Pernambuco, foi traçado um breve histórico abordando a conceituação e objetivo da controladoria interna, a sua finalidade e importância no âmbito público, as diferenças quanto ao seu sistema/ferramenta (controladoria) e técnica de avaliação (auditoria) e usuários internos e externos. A metodologia de estudo utilizada foi de pesquisa exploratória e descritiva com caráter quantitativo, mediante aplicação de um questionário. Esse que foi enviado por e-mail e os contatos recolhidos diretamente dos sites das prefeituras da Mata Norte. O retorno foi de 11 prefeituras das 17 que compõem a região de estudo (64,70%). Os principais resultados apontam que, considerando todos os itens analisados na pesquisa, os controladores demonstram uma predominância de 69,82% listando suas funções como que ocorrem no seu monitoramento e gerenciamento das suas atividades. Um dado muito significativo, demonstrando a preocupação de seus líderes quanto as atividades e análises de relatórios. Uma contrapartida identificada é que para atividades de pouca relevância pode estar perdendo tempo que poderia ser revertido em uma atividade mais elaborada. Assim, diante de todo cenário pesquisado, foi confirmada o questionamento, apresentando a controladoria como sistema de extrema importância na gestão pública municipal.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3671
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Administração Pública (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_almircoelhodelucenajunior.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.