Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3664
Título: Estágio curricular supervisionado obrigatório: assistência técnica no plantio e colheita de áreas de inhame São Tomé (dioscorea alata) no município de Caaporã – PB.
Autor: Lira Júnior, Gleydson Silva de
Orientador: Gonçalves Neto, Álvaro Carlos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1044585519530220
Palavras-chave: Agronomia;Manejo;Plantio;Inhame
Data do documento: 2021
Citação: LIRA JÚNIOR, Gleydson Silva de. Estágio curricular supervisionado obrigatório: assistência técnica no plantio e colheita de áreas de inhame São Tomé (dioscorea alata) no município de Caaporã – PB. Recife, PE. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: A condução do Estágio Curricular Obrigatório foi realizada no Sítio Carina, com o proprietário por nome de Dácio Kleber. A mesma localiza-se no distrito Cupissura no município de Caaporã – PB, região grande produtora de mandioca, batata doce e também a cultura do inhame. No sítio, são produzidas culturas de fruteiras como o limão e o coco junto a produção de macaxeira, inhame e feijão. O objetivo do ESO foi abordar diferentes momentos do ciclo do inhame (Dioscorea alata), as dificuldades do plantio, manejo sanitário, crescimento e colheita, além do contato com os trabalhadores rurais. Tudo isso com o foco de fazer todo o apanhado da cultura e relatar dados de fitocrescimento nas áreas produtoras de inhame limítrofes do estado de Pernambuco. Para que fosse possível relatar todas as experiências vividas e o material adquirido em tempo hábil para redigir este relatório, foram visitadas outras propriedades no começo do estágio que tomaram por base os primeiros momentos da cultura no campo. Vale ressaltar que foram vivenciados todos os aspectos fenotípicos da cutivar São Tomé e que o aprendizado adquirido com a oportunidade mudou o conceito de Agronomia cultivado pelo redator.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3664
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_gleydsonsilvadelirajunior.pdf5,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.