Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3643
Título: Monitoramento ambiental de solo de sistema agroecológico no município de São Raimundo Nonato/PI.
Autor: Maurício, Dayane das Neves
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4733494055564300
Orientador: Ferreira, Ademir de Oliveira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6485786832294884
Palavras-chave: Agroecologia;Manejo do Solo;Conservação do Solo
Data do documento: Jul-2020
Citação: MAURÌCIO, Dayane das Neves. Monitoramento ambiental de solo de sistema agroecológico no município de São Raimundo Nonato/PI. Recife, PE. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumo: Nacionalmente, a região mais afetada pelas mudanças climáticas é o Semiárido Nordestino. Local onde se situam o bioma do Cerrado e da Caatinga, que são muito ricos em biodiversidade. Isso significa que diversas espécies estão sobgraves ameaças, além da criação de animais e da agricultura de subsistência, o que intensifica o quadro de pobreza dessa região. Com a crescente expansão das fronteiras agrícolas, que transforma as matas nativas em pasto e monocultura, o carbono (C) contido na matéria orgânica do solo é constantemente liberado na forma de gás, intensificando os efeitos do aquecimento global. No que se refere aos sistemas agrícolas, o tipo de manejo adotado tem papel fundamental na entrada e saída do C entre o solo e a atmosfera: 1) Ao se derrubar a floresta diminui a captura do carbono e conseqüente transferência ao solo; 2) Ao se revolver o solo é liberado as reservas de C que foram estocadas durante milênios. Portanto, lançar mão de praticas de manejo agrícola que contribuam fortemente para inversão desse quadro é de responsabilidade maior, pois isso atende a melhoria não só dos mais vulneráveis, como de todas as gerações presentes e futuras. Diante disso, a Agroecologia surge como a proposta de fomentar técnicas que respeitem a dinâmica natural para cada ecossistema em questão, ao mesmo tempo em que promove ganhos econômicos e alimentares aos agricultores. De tal forma que o conceito de sustentabilidade seja posto em prática gerando qualidade de conservação do solo. Uma das ferramentas usadas por pesquisadores para se avaliar a qualidade do solo é acompanhar a mudança que os indicadores químicos e físicos sofrem ao serem submetidos a determinados tipo de manejos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3643
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_dayanedasnevesmauricio.pdf609,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.