Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3640
Título: Caracterização morfológica de genótipos de berinjela tolerantes a temperaturas elevadas
Autor: Nóbrega, Danieli Andrade
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6417878749381852
Orientador: Menezes, Dimas
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0089637824215999
Palavras-chave: Berinjela;Germoplasma;Morfologia vegetal
Data do documento: 7-Jul-2016
Citação: NOBREGA, Danieli Andrade. Caracterização morfológica de genótipos de berinjela tolerantes a temperaturas elevadas. 2016. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2016.
Resumo: A berinjela Solanum melogena L. pertence à família das solanáceas. É originária de regiões tropicais do oriente e foi introduzida à dieta brasileira por imigrantes árabes, sendo o tipo mais consumido o de formato oblongo de coloração roxo-escuro brilhante e pedúnculo verde. A caracterização morfológica fornece uma série de dados sobre a existência de variabilidade fenotípica entre os genótipos, favorecendo o uso racional e sustentável dos recursos genéticos, podendo essas informações serem utilizadas nos processos de seleção, tais como na seleção de genótipos com tolerância a altas temperaturas. Este trabalho tem como objetivo caracterizar oito acessos de berinjela provenientes do CNPH - Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças, Embrapa Hortaliças, e seis cultivares comerciais, entre híbridos e linhagens atualmente comercializados e cultivados no Brasil, para posterior uso em programas de melhoramento visando à obtenção de genótipos tolerantes a altas temperaturas. Os dados foram obtidos de um experimento em delineamento de blocos casualisados e quatro repetições, entre os meses de março e junho de 2016. Foram utilizados 18 descritores morfológicos, segundo recomendações do IBPGR (1988). Os genótipos avaliados apresentaram no geral características comerciais atrativas, em relação ao formato e coloração dos frutos, sendo a característica de coloração dos frutos na fase de maturação fisiológica a que mais apresentou variação fenotípica, exibindo frutos de coloração roxo claro, branca e roxo mais escuro. Os genótipos em geral apresentam características que podem ser utilizadas em programas de melhoramento para exploração em processos seletivos e utilização como genitores em cruzamentos para obtenção de híbridos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3640
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_danieliandradenobrega.pdf223,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.