Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3631
Título: | Dados estatísticos da pandemia do COVID-19: possíveis utilizações para o letramento estatístico |
Autor: | Silva, Diego Felipe Lourenço da |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/0553453285776196 |
Orientador: | Oliveira, Wanderson Aleksander da Silva |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/2008221101871542 |
Palavras-chave: | COVID-19, Pandemia de;Estatística;Letramento estatístico;Ensino básico |
Data do documento: | 27-Mai-2021 |
Citação: | SILVA, Diego Felipe Lourenço da. Dados estatísticos da pandemia do COVID-19: possíveis utilizações para o letramento estatístico. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | The COVID-19 pandemic has led to many unforeseen situations, among which we can highlight those related to the advancement of information and communication technologies, such as, for example, the increase in the use of electronic commerce and the implementation of teaching models inspired by the hybrid education, but many difficult and bad situations for the population, highlighting the Brazilian, reality in question. Still in this perspective, there is a massive amount of information disseminated at all times about the pandemic, including in the form of statistical data. However, it is of paramount importance that these data are understood by the population, and then concerns about Statistical Literacy (LE) in schools emerge assist in the formation of citizens. Thus, this research aims to identify activities that can be developed with the statistical data of the pandemic of the new coronavirus, aiming at Statistical Literacy for students of Basic Education, based on the discussions of Gal (2002). Therefore, it was necessary to frame the research as qualitative and as a case study to analyze the data of the pandemic in Brazil, additionally, research was carried out on the official websites of the Ministry of Health to extract the data necessary for analysis. As a result, it was possible to identify mathematical subjects, more specifically in elementary school, final years 9th year, which can be incorporated together with statistical data, enabling the development of activities in order to provide Statistical Literacy. Therefore, the research brings the visibility of the importance of the LE for the formation of the citizen, with activities that can be applied in the 9th year and can improve the statistical understanding of the students, resulting in beneficial social impacts for society. |
Resumo: | A pandemia do COVID-19 acarretou em muitas situações imprevistas, dentre estas pode-se ressaltar as relacionadas com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, como por exemplo, o aumento do uso do comércio eletrônico e a implementação de modelos de ensino inspirados no ensino híbrido, porém muitas situações difíceis e ruins para a população, ressaltando a brasileira, realidade em questão. Ainda nesta perspectiva, verifica-se uma quantidade massiva de informações divulgadas a todo o momento sobre a pandemia, inclusive em formato de dados estatísticos. Contudo, é de suma importância que esses dados sejam entendidos pela população, emergindo então as preocupações com o Letramento Estatístico (LE) nas escolas auxiliam na formação de cidadãos. Assim, essa pesquisa objetiva construir atividades que podem ser desenvolvidas com os dados estatísticos da pandemia do novo coronavírus, visando o letramento estatístico para os discentes do Ensino Básico, tomando por base as discussões de Gal (2002). Para tanto, fez-se necessário enquadrar a pesquisa como qualitativa e como um estudo de caso para analisar os dados da pandemia no Brasil, adicionalmente foram realizadas pesquisas nos sites oficiais do Ministério da Saúde para extração dos dados necessários para análise. Com isso, foi possível identificar assuntos de matemática, mais especificamente do Ensino Fundamental anos finais 9º ano, que podem ser incorporados junto aos dados estatísticos, possibilitando o desenvolvimento de atividades com intuito de proporcionar o Letramento Estatístico. Portanto, a pesquisa traz a visibilidade da importância do LE para formação do cidadão, com atividades que podem ser aplicadas no 9º ano e podem melhorar o entendimento estatístico dos discentes, acarretando em impactos sociais benéficos para a sociedade. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3631 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Matemática (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_diegofelipelourençodasilva.pdf | 772,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.