Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3620
Título: Art Acess - construção de espaço virtual colaborativo na promoção da inclusão, acessibilidade à arte e educação, em espaços formais e informais
Autor: Arruda, Silvanda Galvão de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7588255043907799
Orientador: Barros, Lilian Debora de Oliveira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2102439803472317
Palavras-chave: Educação inclusiva;Inclusão escolar;Artes na educação
Data do documento: 20-Ago-2021
Citação: ARRUDA, Silvanda Galvão de. Art Acess - construção de espaço virtual colaborativo na promoção da inclusão, acessibilidade à arte e educação, em espaços formais e informais. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The main objective of this research is to build a methodological resource (website) accessible to students, teachers and those interested in the relationship between Inclusive Education and Art. The theoretical framework includes an analysis that goes through the conceptualization of people with disabilities, inclusive education and its relationship with special education, in addition to the inclusion in the arts and the inclusive society that we want, without prejudice and fighting capacitance. The methodological path chosen was the Experience Report, describing the steps of the experience of building a website, which will collaborate mainly with the actors of the educational system and those interested in the theme. Its preparation originates from the Google Site and is intended to be an open space, where all visitors feel encouraged to collaborate with proposals and suggestions for relevant matters, to be explored and debated, such as: methodological models, instruments and tools that enable the society to have access to Art and Education despite their limitations.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal construir um recurso metodológico (site) acessível a alunos, professores e interessados na relação da Educação Inclusiva e da Arte. O marco teórico contempla uma análise que perpassa por conceitualização sobre pessoa com deficiência, educação inclusiva e sua relação com a educação especial, além da Inclusão nas artes e a sociedade inclusiva que desejamos, sem preconceitos e lutando contra o capacitismo. O percurso metodológico escolhido foi o de Relato de Experiência, descrevendo as etapas da vivência de construir um site, que venha colaborar principalmente com os atores do sistema educacional e interessados pela temática. Sua construção tem origem no Google Site e se propõe ser um espaço aberto, onde todos os visitantes sintam-se estimulados a colaborar com propostas e sugestões de matérias pertinentes, a serem exploradas e debatidas, como: modelos metodológicos, instrumentos e ferramentas que possibilitem a sociedade a terem acesso a Arte e Educação mesmo diante de suas limitações.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3620
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_silvandagalvaodearruda.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.