Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3614
Título: Gastronomia rentável: aplicações gastronômicas na elaboração de novos produtos.
Autor: Brito, Laís Fernanda Lopes
Orientador: Costa, Ana Carolina dos Santos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8927435119035218
Palavras-chave: Desperdício de alimentos;Aproveitamento Integral dos alimentos;Formação profissional;Extensão universitária;Responsabilidade socioambiental
Data do documento: 5-Out-2022
Citação: Brito, Laís Fernanda Lopes. Gastronomia rentável: aplicações gastronômicas na elaboração de novos produtos. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gastronomia) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: Crescentes taxas de desemprego elevam a desigualdade social no Brasil, aumentando assim os índices de pobreza, e a segregação social dessa grande parcela de cidadãos. A habilitação técnica e profissional, pode ser uma forma de (re)integrar estes indivíduos ao convívio social. Dentre os paradoxos percebidos na sociedade brasileira, destaca-se o cenário problemático onde a fome e o desperdício alimentar coexistem. É possível visualizar na cadeia produtiva de alimentos condições que elevam a perda do produto, as quais se acentuam no consumidor final, principalmente devido à manipulação e armazenamento inadequado dos insumos, acarretando no aumento dos índices de desperdício de alimentos. Por um senso comum da sociedade, as partes não convencionais dos alimentos como cascas, talos e sementes, são tidas como inutilizáveis, sendo descartadas. Deste modo, seu poder nutricional não sendo visualizados para uso em possíveis adequações culinárias, está passível a persistir em um ciclo de rejeição. Neste contexto, a aplicação de técnicas gastronômicas como a elaboração de conservas, compotas, massas, bolos e doces podem auxiliar na redução de descartes, podendo fomentar produtos utilizando métodos de conservação que elevem o tempo de consumo e agregando valores nutricionais e sustentáveis. Desta forma, a importância da ressignificação no ciclo dos alimentos se dá, pois quanto mais alimento é jogado no lixo, mais alimento precisa ser produzido para atender as necessidades, gerando assim uma cadeia de desequilíbrio ambiental e socioeconômico. Assim sendo, esse relatório de equiparação de estágio supervisionado obrigatório apresenta resultados de um projeto desenvolvido. Este visou promover capacitação de jovens e adultos, desempregados, vulneráveis socioeconomicamente através de conhecimento técnico e empírico, referente ao aproveitamento e desenvolvimento de produtos alimentícios, que possam ser produzidos e comercializados pelos mesmos. O projeto foi realizado em parceria com a Organização Não-Governamental Comunidade Deus e Nossa Senhora (CDNS), localizada no município de Paulista, região metropolitana do estado de Pernambuco, com 11 alunos em 5 encontros presenciais entre aulas teóricas e oficinas práticas. Assim sendo, o presente trabalho traz como resultado a viabilidade e feitos através dos ensinamentos da sustentabilidade alimentar através dos saberes da gastronomia, esses avaliados também em percepção sensorial. Concluindo assim sua viabilidade no ambiente doméstico e formas de transformá-la em rentável e popularmente aceita quando fomentada com base tecnológica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3614
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Gastronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_laisfernandalopesbrito.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.