Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3610
Título: Filosofia de reconversão do pão artesanal usando técnicas ancestrais de panificação e Viennoiserie.
Autor: Jorge, Alexandre Cruz Camilo
Orientador: Veríssimo, Caio Monteiro
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6964505312874925
Palavras-chave: Pão;Fermentação;Movimento Slow Food
Data do documento: 26-Set- 9
Citação: Jorge, Alexandre Cruz Camilo. Filosofia de reconversão do pão artesanal usando técnicas ancestrais de panificação e Viennoiserie. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gastronomia) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: O pão é um dos alimentos ancestrais que foram mantidos na dieta do homem e desenvolvidos para novas formatações com o passar do tempo, tornando-se cada vez mais pertencentes à cadeia industrial. Porém, atualmente, o mundo está a passar por uma transformação neste mercado, como por exemplo através do movimento slow food, que é contra esta massificação de produção, e por isso retorna cada vez mais a produção do que se chama o pão artesanal, ou de fermentação lenta. Com a devida revalorização de tal mercado vários estabelecimentos têm surgido na tentativa de abastecer este público consumidor com filosofia de consumo única. O presente trabalho objetiva relatar as experiências, métodos e técnicas de produção aplicadas em um estabelecimento que surgiu dentro destas demandas mercadológicas, que são dificilmente encontradas em outros locais em Recife. O Motche Restô, que foi estudado no relatório a seguir, tem produção de viennoiserie e também padaria, seguindo tradições antigas, com insumos de maior qualidade que o comum, e seguindo técnicas de grandes referências da Europa e América do Norte, além de contar com a expertise do Chef Nuno Ricardo, que comanda o local, alcançando um certo nível de excelência no ramo alimentício que pertence, através do uso de técnicas ancestrais como a fermentação natural e de longo tempo, além do uso e valorização de insumos de maior qualidade, e por fim as qualidades técnicas e criativas do chef.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3610
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Gastronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_alexandrecruzcamilojorge.pdf7,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.