Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3603
Título: Perfil dos microempreendedores e empreendedores na área de confeitaria e doçaria: perspectivas socioeconômicas e culturais na Região Metropolitana do Recife.
Autor: Bezerra, Maria Eduarda Barreto
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2565561600765509
Orientador: Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6140791519234633
Palavras-chave: Empreendedorismo;Confeitaria;Pequenas e médias empresas
Data do documento: 27-Mai-2022
Citação: Bezerra, Maria Eduarda Barreto. Perfil dos microempreendedores e empreendedores na área de confeitaria e doçaria: perspectivas socioeconômicas e culturais na Região Metropolitana do Recife. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gastronomia) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: A história da alimentação não se restringe apenas à preparação ou ao consumo de alimentos, como exemplo temos a produção do açúcar, este principal símbolo econômico e social brasileiro por mais de quatro séculos. Surge então um cenário de diversidade alimentar com base no legado cultural criado pela doçura do melado e do açúcar da cana-de-açúcar no Brasil, principalmente em Pernambuco, conseguindo estabelecer uma culinária local entre as três influências que por lá deixaram suas marcas: nativos, portugueses e negros. O sabor doce é a marca principal das grandes festividades pernambucanas, marcos religiosos, famílias importantes, marcando presença na mesa e no dia-a-dia dos indivíduos. A sobremesa típica da mesa familiar passa a ser vista como objeto de trabalho na obtenção de uma renda complementar, como bolos e doces, numa estratégia de venda e consumo. Para identificar as influências sócio-históricas e econômicas que contribuíram na escolha de empreender nesse setor da Região Metropolitana de Recife, foi desenvolvido um questionário para aplicação on line. Foram analisados os dados de 36 questionários respondidos de 02 a 10 de maio de 2022 por empreendedores na área de confeitaria e doçaria. Os resultados demonstram que o setor de confeitaria e doçaria está bastante desenvolvido e capaz de suprir uma parte da necessidade financeira das famílias. Esse setor demonstra uma forte dependência das festividades comemorativas religiosas ou não, com adesão relevante a comercialização de doces e bolos. Para além da questão financeira, existe o apreço pela arte do doce e a relação com a gastronomia e cultura de Pernambuco, resultando em indivíduos que preferem encarar as dificuldades do mercado, da concorrência, da aquisição de insumos, e investir em um trabalho próprio que o faça sentir-se bem por preferir trabalhar com o que gosta.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3603
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Gastronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_mariaeduardabarretobezerra.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.