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Título: Gastronomia afrodisíaca: imaginário coletivo e potencial de mercado.
Autor: Farias, Maria Clara Primo de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4986604667070124
Orientador: Veríssimo, Caio Monteiro
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6964505312874925
Palavras-chave: Gastronomia;Afrodisíacos
Data do documento: 25-Mai-2022
Citação: Farias, Maria Clara Primo de. Gastronomia afrodisíaca: imaginário coletivo e potencial de mercado. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gastronomia) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Aphrodisiacs are named after the Greek goddess Aphrodite, who is believed to be the goddess of love, fertility and seduction. The idea of eating, food and pleasure, correlate with the act of eating, and it is possible to find erotic connotations. Food is when food is given symbolism, and pleasure is when you are allowed to eat that food, where, how and when you want it. The points of similarity and opposition of the terms: aphrodisiac, erotic and hedonist were well explored in the text, and some of the aphrodisiacs that have an inverse character to aphrodisia are also addressed. Aphrodisiac foods have imagination as their impulse and their effect depends on the individual's perception, and can be classified into three groups: exotic/suggestive, stimulant/functional and analogous/association. Gastronomy, on the other hand, represents the interaction between the environment, food, company and food, that is, it is based on the junction of environmental and psychological aspects. As for the pleasure of eating, this is the need of a will that has to be satisfied, needing hunger or appetite. Pleasure at the table, on the other hand, is independent of hunger, and is born of several factors present in the meal. In relation to the imaginary, it consists of something that goes beyond the individual and permeates the collective. The objective was to present and identify, based on the available literature, what aphrodisiac elements are about, whether they are foods or the gastronomic concept, and to analyze what is present in the collective imagination of the residents of Recife and the Metropolitan Region of Recife - RMR, as well as as well as F&B professionals. Therefore, the methodology applied for the research was a qualitative approach by bibliographic survey using several databases. An online questionnaire and interviews with F&B professionals were also applied. Fifty-seven people participated in the online form, of which 71.9% were female and resident of the city of Recife. Regarding aphrodisia, depending on the memory and psychological factor of the individuals, and among the foods belonging to the local popular imagination, there are peanuts (29), chocolate (14), pepper (19), oysters and seafood (25), in addition to alcohol (wine and catuaba), fruits (strawberry, banana, avocado, etc.) and spices (7) as considered aphrodisiacs by the participants. As for the interviewees, the view regarding the marketing potential of aphrodisiac gastronomy in Recife was verified, and there was a consensus in the idea that aphrodisiacs are a good device on commemorative dates and an appeal that is little explored in Pernambuco. Based on the bibliographic survey carried out, it is concluded that there is no single food that has the ability to promote aphrodisiac stimuli in humans; not even a specific aroma, much less a song or an action/attitude, but the sum of several elements that make it possible to create an aphrodisiac atmosphere.
Resumo: Os afrodisíacos possuem este nome devido à deusa grega Afrodite, que é tida como deusa do amor, da fertilidade e da sedução. A ideia de comer, comida e prazer, se correlacionam com o ato de se alimentar, sendo possível encontrar conotação erótica. Comida é quando o alimento recebe um simbolismo, e o prazer é quando é permitido comer essa comida, onde, como e quando se desejar. Os pontos de semelhança e de oposição dos termos: afrodisíaco, erótico e hedonista foram bem explorados no texto, sendo ainda abordado um pouco dos anafrodisíacos que tem caráter inverso a afrodisia. Os alimentos afrodisíacos têm como impulso a imaginação e seu efeito depende da percepção do indivíduo, podendo ser classificados em três grupos: os exóticos/sugestivos, os estimulantes/funcionais e os análogos/associação. Já a gastronomia representa a interação entre o ambiente, a comida, a companhia e o alimento, ou seja, é calcada na junção de aspectos ambientais e psicológicos. Quanto ao prazer de comer, este é a necessidade de uma vontade que tem de ser satisfeita, sendo preciso fome ou apetite. Já o prazer à mesa independe da fome, e nasce de fatores diversos presentes na refeição. Em relação ao imaginário, este consiste em algo que ultrapassa o indivíduo e permeia o coletivo. O objetivo foi apresentar e identificar com base na literatura disponível de que se tratam os elementos afrodisíacos, sejam eles alimentos ou o conceito gastronômico, e analisar o que está presente no imaginário coletivo dos moradores de Recife e da Região metropolitana do Recife - RMR, assim como dos profissionais da área de A&B. Diante disso, a metodologia aplicada para a pesquisa foi uma abordagem qualitativa por levantamento bibliográfico utilizando diversas bases de dados. Também foi aplicado um questionário online e entrevistas com profissionais da área de A & B. Participaram do formulário online 57 pessoas, nos quais 71,9% foi do sexo feminino e residente da cidade do Recife. Com relação à afrodisia dependendo do fator memória e psicológico dos indivíduos, e dentre os alimentos pertencentes ao imaginário popular local, tem-se o amendoim (29), o chocolate (14), a pimenta (19), ostras e frutos do mar (25), além do álcool (vinho e catuaba), frutas (morango, banana, abacate etc.) e especiarias (7) como tidos afrodisíacos pelos participantes. Quanto aos entrevistados, foi verificada a visão com relação ao potencial mercadológico da gastronomia afrodisíaca no Recife, e notou-se um consenso na ideia de que os afrodisíacos são um bom artifício em datas comemorativas e um apelo que é pouco explorado em Pernambuco. Conclui-se com base no levantamento bibliográfico feito, que não existe isoladamente um alimento que tenha a capacidade de promover estímulos afrodisíacos no ser humano; nem mesmo um aroma específico, muito menos uma música ou uma ação/atitude, mas sim, a soma de vários elementos que tornam possível a criação de uma atmosfera afrodisíaca.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3602
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