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Título: Umbusada Sour: desenvolvimento e análise sensorial de cerveja artesanal ácida adicionada de polpa de umbu (Spondias tuberosa) e lactose.
Autor: Campêlo, Luan França
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4535561099918083
Orientador: Siqueira, Leonardo Pereira de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9772792357816313
Palavras-chave: Bebidas fermentadas;Avaliação sensorial;Cerveja;Umbu
Data do documento: 14-Dez-2021
Citação: Campêlo, Luan França. Umbusada Sour: desenvolvimento e análise sensorial de cerveja artesanal ácida adicionada de polpa de umbu (Spondias tuberosa) e lactose. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gastronomia) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Beer is the most consumed alcoholic beverage in the world. The market growth for this drink in Brazil, mainly artisanal, has been positive, despite the pandemic. More and more we see craft breweries launching different beers, always looking for our terroir, using fruits, spices and roots. This ferment, which has always been a key point for some historical changes in the world, as humanity started to plant grain, finance wars and new Egyptian cities and even the discovery of microorganisms and the advent of pasteurization. That said, two samples of craft beer were developed using the German tradition in the manufacture of beers in the Berliner Weisse style, mixing with the contemporary addition of the terroir from the caatinga of the semiarid region of northeastern Brazil, through the umbusada preparation. Thus, a beer was brewed, mixing the classic style production methodology, mixing with more modern concepts in the manufacture of the drink, which during maturation were differentiated by the addition of different proportions of lactose. Sensory evaluation was also carried out using the Check-All-That-Apply (CATA) methodology, in order to assess, untrained consumers, the importance of each attribute in the formulation of the proposed beer. However, in the results, these evaluators were not able to direct the samples, but they identified all the attributes of the base product, even though it is a highly complex beer and that is not part of the daily life of the majority of the general public. Despite not identifying the attributes tested, both samples had a high level of global acceptance. Finally, it can be concluded that although consumers do not identify the attributes that characterize the umbusted preparation, and for this reason both the product manufacturing process and the sensory evaluation need adjustments, the product has a high acceptance and the identification of the main attributes lead us to believe that we are on the right path of developing the umbusada sour.
Resumo: Cerveja é a bebida alcoólica mais consumida do mundo. O crescimento do mercado desta bebida no Brasil, principalmente o artesanal, vem sendo positivo, apesar da pandemia. Cada vez mais vemos as cervejarias artesanais lançarem cervejas diferentes sempre buscando nosso terroir, utilizando de frutas, temperos e raízes. Esse fermentado, que sempre foi ponto chave para algumas mudanças históricas no mundo, como a humanidade passar a estabelecer plantio de grãos, financiamento de guerras e novas cidades egípcias e até o descobrimento dos microrganismos e o advento da pasteurização. Dito isso, foi desenvolvido duas amostras de cerveja artesanal utilizando da tradição alemã na fabricação de cervejas do estilo Berliner Weisse, misturando com a contemporaneidade da adição do terroir da caatinga do semiárido do nordeste brasileiro, através da preparação umbusada. Assim foi fabricada uma cerveja mesclando a metodologia de produção clássica do estilo mesclando com conceitos mais modernos na fabricação da bebida, que durante a maturação foram diferenciadas pela adição de proporção diferente de lactose. Também foi realizada avaliação sensorial pela metodologia Check-All-That-Apply (CATA), para poder avaliar, consumidores não treinados, a importância de cada atributo na formulação da cerveja proposta. Porém nos resultados esses avaliadores não conseguiram diferenciar as amostras, mas identificaram todos os atributos do produto base, mesmo sendo uma cerveja de alta complexidade e que não faz parte do cotidiano da maioria do público geral. Apesar da não identificação dos atributos testados, ambas as amostras tiveram um nível de aceitação global alta. Por fim pode-se concluir que apesar dos consumidores não identificarem os atributos que caracterizam a preparação umbusada, e por este motivo tanto o processo de fabricação do produto quanto a avaliação sensorial precisarem de ajustes, o produto possuir uma aceitação alta e a identificação dos principais atributos levam a crer que estamos no caminho certo do desenvolvimento da umbusada sour.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3599
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