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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3587
Título: | Pedagogias decoloniais e ensino de arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea |
Autor: | Aquino, Mariama Lopes de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/5576596830792862 |
Orientador: | Torres, Niedja Ferreira dos Santos |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/3501803097646190 |
Palavras-chave: | Educação não-formal;Pedagogia culturalmente relevante;Educação popular;Artes |
Data do documento: | 27-Set-2021 |
Citação: | AQUINO, Mariama Lopes de. Pedagogias decoloniais e ensino de arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina, 2021. |
Abstract: | La presente investigación tiene como objetivo presentar procesos e impactos del método no-formal y de las pedagogías decoloniales en la enseñanza de las Artes. Apuntar otras posibilidades de metodologías a partir del pensamiento decolonial que considera legítimos otros caminos además de los validados por la ciencia y la academia. La decolonialidad utiliza conocimientos de la sociedad y de la cultura de los pueblos quilombolas, originarios y latinoamericanos y es un método intercultural que presenta saberes plurales que van desde la medicina natural hasta la literatura, saberes populares y el Arte Contemporáneo. A lo largo de los capítulos también será presentado mi relato de experiencia con la enseñanza informal a través del proyecto Prazer, Arte Contemporânea, que fue realizado con jóvenes y niños de tres comunidades de la Región Metropolitana de Recife. El proyecto tiene apoyo del Funcultura y JCPM, fue realizado en ONGs escuelas Centro Escola Mangue y en el proyecto MeMake. El Prazer, Arte Contemporânea es un cambio de saberes que intenta fomentar e instigar el conocimiento y el gusto por el Arte de manera dinámica y accesible, donde los estudiantes que, en su mayoría, nunca han tenido contacto con las artes visuales, siéntanse parte de ella. La metodología utilizada consistió en la investigación bibliográfica y los informes de la experiencia de elaboración e implementación del curso. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo apresentar processos e impactos do método não-formal e pedagogias decoloniais no ensino de artes. Apontar outras possibilidades de metodologias a partir do pensamento decolonial que considera legítimos outros caminhos além dos validados pela ciência e academia. A decolonialidade utiliza conhecimentos da sociedade e cultura dos povos quilombolas, originários e latino-americano, é um método intercultural que apresenta saberes plurais que vão de medicina natural a literatura, saberes populares a arte contemporânea. Ao longo dos capítulos também será apresentado meu relato de experiência com ensino informal através do projeto Prazer, Arte Contemporânea que foi realizado com jovens e crianças de três comunidades da região metropolitana do Recife. O projeto tem apoio do Funcultura e JCPM, foi realizado em ONGs escola Centro Escola Mangue e no projeto MEMaker. O Prazer, Arte contemporânea é uma troca de saberes que visa fomentar e instigar o conhecimento e gosto pela arte de maneira dinâmica e acessível, onde os estudantes que, em sua maioria, nunca tiveram contato com as artes visuais sintam-se parte da mesma. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica e relatos a partir da experiência da elaboração e execução do curso. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3587 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec) |
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