Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTorres, Niedja Ferreira dos Santos-
dc.contributor.authorAquino, Mariama Lopes de-
dc.date.accessioned2022-11-24T11:18:55Z-
dc.date.available2022-11-24T11:18:55Z-
dc.date.issued2021-09-27-
dc.identifier.citationAQUINO, Mariama Lopes de. Pedagogias decoloniais e Ensino de Arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3587-
dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo apresentar processos e impactos do método não-formal e pedagogias decoloniais no ensino de artes. Apontar outras possibilidades de metodologias a partir do pensamento decolonial que considera legítimos outros caminhos além dos validados pela ciência e academia. A decolonialidade utiliza conhecimentos da sociedade e cultura dos povos quilombolas, originários e latino-americano, é um método intercultural que apresenta saberes plurais que vão de medicina natural a literatura, saberes populares a arte contemporânea. Ao longo dos capítulos também será apresentado meu relato de experiência com ensino informal através do projeto Prazer, Arte Contemporânea que foi realizado com jovens e crianças de três comunidades da região metropolitana do Recife. O projeto tem apoio do Funcultura e JCPM, foi realizado em ONGs escola Centro Escola Mangue e no projeto MEMaker. O Prazer, Arte contemporânea é uma troca de saberes que visa fomentar e instigar o conhecimento e gosto pela arte de maneira dinâmica e acessível, onde os estudantes que, em sua maioria, nunca tiveram contato com as artes visuais sintam-se parte da mesma. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica e relatos a partir da experiência da elaboração e execução do curso.pt_BR
dc.description.abstractLa presente investigación tiene como objetivo presentar procesos e impactos del método no-formal y de las pedagogías decoloniales en la enseñanza de las Artes. Apuntar otras posibilidades de metodologías a partir del pensamiento decolonial que considera legítimos otros caminos además de los validados por la ciencia y la academia. La decolonialidad utiliza conocimientos de la sociedad y de la cultura de los pueblos quilombolas, originarios y latinoamericanos y es un método intercultural que presenta saberes plurales que van desde la medicina natural hasta la literatura, saberes populares y el Arte Contemporáneo. A lo largo de los capítulos también será presentado mi relato de experiencia con la enseñanza informal a través del proyecto Prazer, Arte Contemporânea, que fue realizado con jóvenes y niños de tres comunidades de la Región Metropolitana de Recife. El proyecto tiene apoyo del Funcultura y JCPM, fue realizado en ONGs escuelas Centro Escola Mangue y en el proyecto MeMake. El Prazer, Arte Contemporânea es un cambio de saberes que intenta fomentar e instigar el conocimiento y el gusto por el Arte de manera dinámica y accesible, donde los estudiantes que, en su mayoría, nunca han tenido contacto con las artes visuales, siéntanse parte de ella. La metodología utilizada consistió en la investigación bibliográfica y los informes de la experiencia de elaboración e implementación del curso.pt_BR
dc.format.extent29 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectPedagogia culturalmente relevantept_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.titlePedagogias decoloniais e Ensino de Arte no Projeto Prazer, Arte Contemporâneapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5576596830792862pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3501803097646190pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localCarpinapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariamalopesdeaquino.pdf789,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.