Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3584
Título: Desperdício alimentar: a formação em Gastronomia influindo na conscientização sobre o consumo.
Autor: Amorim, Aline Machado
Orientador: Padilha, Maria do Rosário de Fátima
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9689966677422344
Palavras-chave: Alimentos;Consumo;Desperdício de alimentos;Gastronomia;Responsabilidade socioambiental
Data do documento: 6-Nov-2020
Citação: Amorim, Aline Machado. Desperdício alimentar: a formação em Gastronomia influindo na conscientização sobre o consumo. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gastronomia) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumo: O desperdício alimentar é uma grave consequência da má gestão de recursos e uma realidade que preocupa globalmente, trazendo graves consequências políticas, econômicas e sociais. Ele independe da sua situação econômica da nação e resulta em uma parcela da sua sociedade sendo exposta à situação de insegurança alimentar ou sob risco de entrar nesse quadro. Quadro esse que seria facilmente revertido se a população geral tivesse maior conhecimento e, consequentemente, capacidade de melhorar seus processos de compra, armazenamento, conservação, preparo, reuso e descarte de alimentos. Os cursos de gastronomia oferecem essa informação, e o aluno desse curso, pode ser o pioneiro de uma necessária revolução na sociedade de consumo. Para compreender como se pode chegar a essa atuação, foi necessário analisar como o aluno de Gastronomia se relaciona com a cadeia de alimentos e se ele se percebe como ator capaz de promover as mudanças necessárias para favorecer a erradicação da insegurança alimentar de toda a sociedade, levantando informações sobre os cursos de Gastronomia, e suas bases curriculares, oferecidos na cidade do Recife. O resultado dessa pesquisa afirma que os cursos tem se preocupado em levar ao seu aluno conhecimentos de cunho político-ético-social, para que ele, como profissional e como indivíduo perpetue esse ensinamento, tornando-o uma prática rotineira. Finalmente, percebe-se que um problema tão difundido, quanto o desperdício alimentar, de tão arraigado em desigualdades sociais novas e antigas, deve ser discutido amplamente. Esse discurso precisa permear meios econômicos, políticos, sociais e educacionais, impulsionando uma revisão e reformatação das políticas de sustentabilidade, produção, consumo e descarte desses alimentos, trazendo para o cotidiano novos comportamentos, embasados na educação constante.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3584
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Gastronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_alinemachadoamorim.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.