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Título: Arte-educação como instrumento de inclusão
Autor: Silva, Lenildes Martins da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8097380498601722
Orientador: Carvalho, Marluce Vasconcelos de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2780914280180020
Palavras-chave: Inclusão escolar;Educação artística;Aprendizagem
Data do documento: 25-Ago-2021
Citação: SILVA, Lenildes Martins da. Arte-educação como instrumento de inclusão. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Vitória da Conquista, 2021.
Abstract: This research has as a general objective to investigate how the process of inclusion of PCD in an inclusive school takes place based on activities in Art and, as specific objectives, to know the reality faced by PCD students before the inclusive school and the special school; analyze how art activities can influence the process of inclusion and development of PCD. The theoretical framework included discussions about The Theater of the Oppressed, created by Augusto Boal, which helps to develop people's perception from actions learned on stage and lead learning to transform lives, and Ana Mae Barbosa's Triangular Approach, which developed a of the main methodologies used in art education. The methodological procedures adopted consisted of qualitative research from an observation stage in a regular school and research carried out in a special school. The data obtained indicated that art education is one of the proposers for the inclusion of PCD students. And, based on the discussions presented, it is considered that inclusion is one of the possible ways to fight social inequality, and that the activities in art developed contribute to the knowledge and appreciation of human life.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como se dá o processo de inclusão de PCD em escola inclusiva a partir de atividades em Artes e, como objetivos específicos, conhecer a realidade enfrentada por alunos PCD diante da escola inclusiva e da escola especial; analisar como as atividades em arte podem influenciar o processo de inclusão e desenvolvimento de PCD.O referencial teórico contemplou discussões acerca de O Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal que ajuda a desenvolver a percepção de pessoas a partir de ações aprendidas em cena e levar o aprendizado a transformar vidas, e da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa que desenvolveu uma das principais metodologias usadas no ensino da arte. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisa qualitativa a partir de um estágio de observação em escola regular e de pesquisa desenvolvida em escola especial. Os dados obtidos indicaram que a arte-educação é um dos propositores para inclusão de alunos PCD.E, com base nas discussões apresentadas, considera-se que a inclusão é um dos possíveis caminhos para se combater a desigualdade social, e que as atividades em arte desenvolvidas contribuam para o conhecimento e valorização da vida humana.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3582
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

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