Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Marluce Vasconcelos de-
dc.contributor.authorSilva, Lenildes Martins da-
dc.date.accessioned2022-11-24T09:55:00Z-
dc.date.available2022-11-24T09:55:00Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.citationSILVA, Lenildes Martins da. Arte-educação como instrumento de inclusão. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Vitória da Conquista, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3582-
dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo geral investigar como se dá o processo de inclusão de PCD em escola inclusiva a partir de atividades em Artes e, como objetivos específicos, conhecer a realidade enfrentada por alunos PCD diante da escola inclusiva e da escola especial; analisar como as atividades em arte podem influenciar o processo de inclusão e desenvolvimento de PCD.O referencial teórico contemplou discussões acerca de O Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal que ajuda a desenvolver a percepção de pessoas a partir de ações aprendidas em cena e levar o aprendizado a transformar vidas, e da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa que desenvolveu uma das principais metodologias usadas no ensino da arte. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisa qualitativa a partir de um estágio de observação em escola regular e de pesquisa desenvolvida em escola especial. Os dados obtidos indicaram que a arte-educação é um dos propositores para inclusão de alunos PCD.E, com base nas discussões apresentadas, considera-se que a inclusão é um dos possíveis caminhos para se combater a desigualdade social, e que as atividades em arte desenvolvidas contribuam para o conhecimento e valorização da vida humana.pt_BR
dc.description.abstractThis research has as a general objective to investigate how the process of inclusion of PCD in an inclusive school takes place based on activities in Art and, as specific objectives, to know the reality faced by PCD students before the inclusive school and the special school; analyze how art activities can influence the process of inclusion and development of PCD. The theoretical framework included discussions about The Theater of the Oppressed, created by Augusto Boal, which helps to develop people's perception from actions learned on stage and lead learning to transform lives, and Ana Mae Barbosa's Triangular Approach, which developed a of the main methodologies used in art education. The methodological procedures adopted consisted of qualitative research from an observation stage in a regular school and research carried out in a special school. The data obtained indicated that art education is one of the proposers for the inclusion of PCD students. And, based on the discussions presented, it is considered that inclusion is one of the possible ways to fight social inequality, and that the activities in art developed contribute to the knowledge and appreciation of human life.pt_BR
dc.format.extent38 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleArte-educação como instrumento de inclusãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8097380498601722pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2780914280180020pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localVitória da Conquistapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_lenildesmartinsdasilva.pdf511,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.