Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3506
Título: Acumuladores de animais: perfil dos acumuladores e as consequências para saúde pública.
Autor: Cândido, Juliana da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0738576246333920
Orientador: Brandespim, Daniel Friguglietti
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0279327020788151
Palavras-chave: Transtorno de acumulação;Animais de estimação;Zoonoses;Saúde pública
Data do documento: 9-Nov-2020
Citação: Cândido, Juliana da Silva. Acumuladores de animais: perfil dos acumuladores e as consequências para saúde pública. 2020. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumo: Durante o período de 02 de março a 21 de outubro de 2020, foi cumprida a carga horária de 420 horas do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) na Diretoria de Vigilância em Saúde em Timbí, Camaragibe - PE. A estrutura da Vigilância em Saúde conta com três setores, sendo esses a Vigilância Sanitária (VISA), Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) e Vigilância Epidemiológica (VE). Nas VAS são desenvolvidas diariamente inúmeras atividades, como: controle das arboviroses (dengue, zika e chikungunya), controle de animais peçonhentos e animais sinantrópicos; controle da qualidade da água para consumo humano; prevenção, diagnóstico e tratamento para esquistossomose e controle de zoonoses, essas geralmente acompanhadas por ações de educação em saúde, com entrega de informativos e orientações quanto às medidas a serem tomadas mediante suspeita de doenças zoonóticas. Diante do exposto, objetivou-se com o ESO agregar conhecimentos e experiências através das atividades realizadas no local. Este relatório está dividido em dois capítulos, sendo que no primeiro há uma descrição das ações acompanhadas durante a rotina na VSA, e no segundo capítulo está descrito a abordagem para os casos de acúmulo de animais e sua importância na cadeia de transmissão de zoonoses bem como os resultados obtidos com a pesquisa, além de um relato de caso de Transtorno de Acumulação de Animais (TAA). O Estágio Supervisionado Obrigatório proporciona ao aluno a experiência prática de diversas atividades que os médicos-veterinários podem desempenhar ao atuar na Saúde Pública, através disso é possível vivenciar os conhecimentos obtidos durante a Graduação.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3506
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_julianadasilvacandido.pdf895,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.