Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3501
Título: O uso de aplicativos móveis nas aulas de Artes
Autor: Silva, Gutemberg Cavalcanti da
Orientador: Lima, Felipe de Brito
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
Palavras-chave: Tecnologia educacional;Material didático;Educação infantil
Data do documento: 28-Ago-2021
Citação: SILVA, Gutemberg Cavalcanti da O uso de aplicativos móveis nas aulas de Artes. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina, 2021.
Abstract: The use of new technologies in the field of Education is currently still facing challenges. Considering the present context, technology is part of children’s lives. This research has the objective of analyzing the use mobile apps in Art lessons in primary education. Based on bibliographical research and interviews with teachers who have adopted these tools, we analyze their contributions to the teaching of Arts as well as the difficulties encountered by these educators. The theoretical framework addresses discussions about the advancements of technology and its influence in Art lessons, along with contributions to pedagogical practices made possible by mobile apps. Methodological procedures consisted in conducting interviews with primary school Art teachers based on the premises identified in literature. Data obtained as well as discussions proposed from it are expected to contribute to reflections about the use of technology in Art lessons.
Resumo: Nos dias atuais a utilização de novas tecnologias na educação ainda encontra entraves para seu uso na prática educativa. Considerando a realidade atual, a tecnologia é parte integrante da vivência das crianças. Esta pesquisa tem a finalidade de analisar o uso de aplicativos nas aulas de arte do ensino infantil. A partir de pesquisas em livros que abordem a temática, e entrevistas com professores que adotaram aplicativos para auxiliar em suas aulas de arte, analisaremos como esses aplicativos contribuem para o ensino das artes, bem como as dificuldades encontradas por estes professores na sua utilização. O referencial teórico contempla discussões acerca do avanço tecnológico e sua influência nas aulas de arte, além de sua contribuição para o ensino das aulas de arte através de aplicativos. Os procedimentos metodológicos consistem em entrevista com professores do ensino fundamental da disciplina de Artes, e pesquisa em livros que abordem a temática. Espera-se que os dados obtidos e as discussões propostas a partir deles, contribuam para reflexões sobre a utilização de tecnologia e de aplicativos nas aulas de arte.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3501
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_gutembergcavalcantidasilva.pdf747,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.